Dados do Trabalho


Título

“Análise estatística pertinente a excisão de lesões peripalpebrais em centros de pequeno e grande porte no RJ.”

Introdução

Diariamente o médico oftalmologista é procurado por queixas de lesões cutâneas ou mucosas na região periorbitária, sendo o sítio mais comum, o palpebral. Em casos de malignidade, embora com baixa letalidade, pode-se acarretar em desfechos graves, com associação a pior prognóstico visual. Este trabalho visa fornecer uma análise estatística de tais lesões em unidades hospitalares de pequeno e grande porte no Rio de Janeiro.

Método

Foram analisados dados de 237 pacientes, operados entre 2008 e 2019, no Hospital São Vicente de Paula, Hospital Federal de Ipanema e Centro de Ensino e Pesquisa Oculistas Associados, e foi realizado análise demográfica e tipo histológico de lesões peripalpebrais.

Resultados

Houve predominância para sexo feminino sobre o masculino (1,96:1,0), com média etária de 61, e mediana 64. Foram 71 laudos diferentes de histopatologia, dentre os quais, ceratose seborreica, nevo melanocítico intradérmico e calázio os achados benignos mais frequentes (respectivamente 13, 10 e 8% do analisado) e carcinoma basocelular (CBC), o maligno mais frequente (10,5%, divididos em 11 subdivisões de classificação, sendo o CBC nodular o mais frequente, com 2,5% do total). Dentre os malignos, CBC correspondeu a 71,4% da amostra. As amostras coletadas provieram de tecido cutâneo e conjuntival infraorbitário e palpebral superior e inferior, cantal nasal e temporal, fundo de saco, limbo, material intraocular, saco lacrimal e glândulas lacrimais

Conclusões

Tumores palpebrais são frequentemente observados na prática clínica e os benignos são os mais prevalentes. Dentre os malignos, CBC é responsável por 75% a 92% da casuística, e pode ser classificado como nodular, nódulo ulcerativo, pigmentado e planocicatricial sendo o nodular, o mais comum.
A taxa de mortalidade devido o CBC localizado na região ocular é aproximadamente 3%, em geral, por extensão intracraniana dos tumores tratados inaquequadamente ou negligenciados.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Centro de Estudos e Pesquisas Oculistas Associados - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Sulamita dos Santos Nascimento Dutra Messias, Clarissa Siqueira Stofell, Elisa Barros Barreto, Helcio Fortuna Bessa, Hugo Camara Tinoco de Siqueira