Dados do Trabalho
Título
Iatrogenia ocular no portador de Ceratocone
Introdução
O trauma ocular é uma causa evitável de morbidade visual e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a sua incidência anual global é de 55 milhões de pessoas.
A lasceração corneana, lesão de esclera são os achados clínicos mais comuns no trauma ocular e o diagnóstico com tratamento precoce são os pilares para determinar o prognóstico visual do paciente.
Método
Estudo de relato de caso conforme exames solicitados pós lasceração corneana. Realizado Tomografia de câmera Scheimpflug em diferentes mapas e cortes avaliando câmara anterior e superficie corneana.
Resultados
A través da tomografia com câmeras de Scheimpflug é possível determinar sequelas previsíveis como Glaucoma de angulo aberto, alterações irianas e medidas com cálculos que induzem o Ceratocone Iatrogênico.
Conclusões
No entanto, achados clínicos não são suficientes para elucidar o prognostico e conduta do paciente após certos casos de trauma ocular.
Exames de análise da superfície ocular e câmara anterior ocular são importantes para o planejamento e implementação de medidas preventivas e curativas do paciente.
Embora as primeiras condutas de suporte e tratamento imediato sejam necessárias em traumas oculares envolvendo a câmera anterior, o seguimento e acompanhamento deve ser acompanhado com sistema de câmera de Scheimpflug para análise de biodinâmica da câmara anterior. A través da tomografia com câmeras de Scheimpflug é possível determinar sequelas previsíveis como Glaucoma de ângulo aberto, alterações irianas e medidas com cálculos que induzem o Ceratocone Iatrogênico.
Desta maneira, podemos analizar o deslocamento e a indução do astigmatismo exemplificado no relato de amostra, evitando uma ambliopia e observando a evolução da sinéquia anterior.
Área
RELATO DE CASO
Instituições
Hospital de Olhos CRO - São Paulo - Brasil
Autores
Dante Valdivia Chirinos, Evelyn Candido Silva, Elisa Sampaio Athayde, Alexandre Orsovay Stancka, Rossen Mihaylov Hazarbassanov