Dados do Trabalho


Título

Melanoma coroidal metastático para o olho contra-lateral: relato de caso raro

Introdução

O objetivo do trabalho é descrever um caso pouco frequente de metástase de melanoma
de coróide para o olho contra-lateral.

Método

Relato de caso

Resultados

Caso clinico de um paciente do sexo masculino, 59 anos, com melanoma de coróide em olho direito. Foi realizada enucleação de olho direito em outro serviço. 21 meses após a cirurgia foi encaminhado ao nosso ambulatório devido a baixa acuidade visual em olho esquerdo. Durante a primeira consulta foi visualizada lesão pigmentada coroidiana em olho esquerdo, não evidenciada em ultrassonografia externa de 3 meses antes. Após investigação sistêmica, o paciente foi diagnosticado com metástases hepáticas confirmadas por biopsia como melanoma de coroide. Diante disso podemos presumir que a lesão encontrada no olho contra-lateral do paciente também trata-se de uma metástase do melanoma que o paciente apresentou no olho direito.

Conclusões

Poucos casos similares são descritos na literatura. Como diagnósticos diferenciais não podemos esquecer, apesar de menos frequente, um novo melanoma de coróide primário do olho esquerdo e metástase ocular de um melanoma cutâneo.

Área

RELATO DE CASO

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

Mariana Borges Barcellos Dias, Monica Muller, Patricia Ferraz, Arthur Fernades, Marcio Costa, Melina Morales, Denys Szejnfeld, Ruberns Belfort Net