Dados do Trabalho


Título

Intervenções para melhora na performance de leitura no glaucoma

Introdução

Estudos prévios demonstraram que pacientes com glaucoma são mais sensíveis à redução de contraste do texto, o que poderia explicar a diminuição na velocidade média de leitura quando comparado aos controles. Portanto o propósito desse estudo é avaliar a performance de leitura nos pacientes com glaucoma usando o aplicativo do iPad MNREAD (Minnesota Low Vision Reading Test) com outras modificações no texto como mudança de contraste e maior fonte.

Método

Trata-se de um estudo transversal prospectivo incluindo 12 pacientes com glaucoma. Os pacientes com glaucoma foram definidos com base na presença de defeitos de perimetria automática padrão (PAP) reproduzíveis no momento da avaliação em pelo menos um dos olhos. Um exame oftalmológico completo foi realizado em cada participante. Todos os participantes tiveram PAP reproduzível (pelo menos 2) e todos os pacientes passaram por um teste de desempenho de leitura baseado no aplicativo para iPad do MNREAD, traduzido e validado para o português. Apenas pacientes com glaucoma com acuidade visual (AV) melhor que pelo menos 0,5logMAR em ambos os olhos foram incluídos. Velocidade de leitura foi avaliada como a principal variável de performance de leitura. A associação entre performance de leitura e AV com melhor correção e perda de CV no melhor e pior olho foram investigados. Os fatores potencialmente impactantes (índice socioeconômico e de comorbidades) na performance de leitura dos pacientes com glaucoma foram analisados por análises de regressões múltiplas.

Resultados

Idade média dos pacientes com glaucoma foi de 64.33±10.24 anos. O desvio padrão da média da PAP do melhor e do pior olho dos pacientes com glaucoma foi -8.6±7.7 dB e -11.1±11.5 dB, respectivamente. A média da AV do melhor e do pior olho dos pacientes com glaucoma foi 0.2±0.3 dB e .02±0.2 LogMAR, respectivamente. Existe diferença significante entre a velocidade média de leitura em pacientes com glaucoma quando foi usado fonte maior no texto (108.83±33.10 e 104.89 respectivamente, p = 0.004). Existe diferença significativa na sensibilidade ao contraste quando a melhora do contraste foi utilizada em indivíduos com glaucoma (117,47 ± 36,43 e 108,27 ± 36,32, respectivamente, p <0,001).

Conclusões

Pacientes com glaucoma melhoraram o desempenho de leitura quando uma fonte maior foi usada. Novos estudos com mais intervenções podem nos ajudar a elucidar a melhor intervenção para melhorar o desempenho da leitura nesses pacientes.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

UNIFESP - EPM - São Paulo - Brasil

Autores

Koiti Uchida Hamada, André Hiroshi Bando, Mariana Chiba Ikeda, Vinícius Pereira Leite Nakamura, Tiago S. Prata, Olival do Lago, Augusto Paranhos Jr., Carolina Pelegrini Barbosa Gracitelli