Dados do Trabalho


Título

O USO TÓPICO DO TACROLIMUS PARA DOENÇAS OCULARES ALÉRGICAS

Introdução

As doenças oculares alérgicas (DOAs) incluem várias condições caracterizadas por imunopatologias complexas. As drogas antialérgicas tendem a ser insuficientes sem o tratamento concomitante com corticosteroides tópicos (CCT), sendo que o curso crônico das DOAs mais graves, como a ceratoconjuntivite vernal (CCV) e a ceratoconjuntivite atópica (CCA) limita o tratamento em curtos intervalos. Além disso, o uso de CCT coloca os pacientes em risco de complicações graves como úlceras de escudo, e epiteliose da córnea refratária a DOA. Assim, agentes imunomoduladores como o Tacrolimus podem ser usados para inibir a ativação de células T (LT) e a proliferação de células B mediada por LT auxiliares. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi revisar os aspectos mais recentes da literatura em relação ao uso do Tacrolimus tópico nas DOAs.

Método

Foi feito um levantamento bibliográfico na base de dados PubMed no mês de maio de 2019, utilizando as palavras-chave: “Tacrolimus”, “DOA” e “Imunomoduladores” e suas variações no MeSH. Como critérios de inclusão foram utilizados ensaios clínicos controlados randomizados, publicados nos últimos 5 anos, em inglês e realizados em humanos. Outrossim, cabe ressaltar que a sistematização PRISMA foi utilizada para a seleção de artigos. Após a busca, foram encontrados 11 estudos, sendo que 3 foram excluídos por não serem diretamente relacionados ao tema e outros 2 por não atenderem aos propósitos da pesquisa.

Resultados

Após análise dos artigos, foi constatado em sua totalidade que o Tacrolimus tópico é considerado um tratamento seguro e eficaz nos casos de DOAs. Ademais, 4 dos artigos apontam que o uso do imunomodulador minimizou a necessidade do uso de CCT, diminuindo os riscos de complicações graves. Somado a isso, 3 estudos abordam também o uso eficaz do Tacrolimus em pacientes refratários à ciclosporina tópica. Por fim, 1 estudo aponta o fato de que a substância pode ser utilizada isoladamente nos casos de desenvolvimento de complicações.

Conclusões

O Tacrolimus tópico alterou significativamente as abordagens de tratamento em DOAs graves e crônicas e suas complicações, reduzindo a necessidade de CCT, além de ser uma opção nos casos refratários à ciclosporina tópica.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - SUPREMA - Minas Gerais - Brasil

Autores

Rafaela Germano Toledo, Rafael Ribeiro Hernandez Martin, Ricardo Santos Hernandez Martin