Dados do Trabalho


Título

A BRAQUITERAPIA COM RUTÊNIO-106 NO TRATAMENTO DO MELANOMA DE CORÓIDE.

Introdução

Apesar de raro, o melanoma de coróide é o tumor maligno primário intra-ocular mais comum em adultos. Desde a década de 1980, tem se proposto novas terapias para substituir a enucleação, no intuito de preservar a visão e o globo ocular. Dentre os radioisótopos mais frequentes, tem-se o rutênio-106 (Ru-106), que apresenta como principal característica a emissão de radiação beta, o que permite maior concentração de dose no tumor, menor dose em áreas vizinhas e doses menores de radiação em órgãos de risco do paciente, otimizando a proteção radiológica. Além de propiciar menor exposição à equipe médica envolvida no procedimento. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi revisar os aspectos mais recentes da literatura em relação à braquiterapia com Ru-106 no tratamento do melanoma de coróide.

Método

Foi feito um levantamento bibliográfico na base de dados MedLine no mês de maio de 2019, utilizando as palavras-chave: “Melanoma de Coróide”, “Braquiterapia” e “Ru-106” e suas variações no MeSH. Como critérios de inclusão foram utilizados estudos publicados nos últimos 8 anos, em inglês, realizados em humanos e que abordavam o uso de Rutênio-106. Outrossim, cabe ressaltar que a sistematização PRISMA foi utilizada para a seleção de artigos. Após a busca, foram encontrados 10 estudos, sendo que 3 foram excluídos por não serem diretamente relacionados ao tema e 2 por não atenderem aos propósitos da pesquisa.

Resultados

Após análise dos artigos, foi constatado por 4 deles que pacientes com melanoma de coróide de tamanho pequeno a médio tratados com Ru-106 conseguem manter boa acuidade visual, sem enucleações e com efeitos colaterais mínimos. Além disso, 1 estudo apontou que a conservação da visão ocorre apenas nos casos em que o tumor não se estende próximo ao nervo óptico ou à fóvea. Por fim, 1 evidência científica aponta que o tratamento de pequenos melanomas com radioterapia em placas oferece controle do tumor, mas com potencial perda de visão.

Conclusões

A braquiterapia com placas de Ru-106 é um método eficaz de preservação dos olhos e visão para o tratamento de pacientes com melanomas de coróide pequenos e médios.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - SUPREMA - Minas Gerais - Brasil

Autores

Rafaela Germano Toledo, Rafael Ribeiro Hernandez Martin, Ricardo Santos Hernandez Martin