Dados do Trabalho


Título

Modelo Brasileiro para melhorar tratamento de pacientes com câncer ocular

Introdução

O objetivo deste trabalho é apresentar os desafios para melhorar o cuidado à saúde de pacientes com câncer ocular no Brasil e reportar novas estratégias utilizando telemedicina e tele ensino para melhorar o diagnóstico e tratamento destes pacientes apesar da grande dificuldade de financiamento no sistema público.

Método

Descrevemos novas estratégias para melhorar o diagnóstico e tratamento de câncer ocular no Brasil incluindo a abertura de um novo centro de oncologia ocular no Amazonas, o “Oncophone” que é um Whatsapp dedicado a segunda opinião em oncologia ocular gratuito para todos os oftalmologistas no Brasil e a utilização de um canal de YouTube com vídeos para pacientes e oftalmologistas sobre câncer ocular. Também criamos novos tratamentos para melanoma de coróide e carcinoma ocular. Também utilizamos mídia social para convidar pacientes com doenças raras e que apresentam grande risco de desenvolver câncer ocular.

Resultados

O Centro de Oncologia Ocular do Amazonas recebe cerca de 120 pacientes por ano, enquanto o “Oncophone” recebe cerca de 10 novas consultas por semana. O canal do YouTube tem mais de 85.000 acessos aos vídeos. Através de nosso recrutamento de casos de xeroderma pigmentoso pelas mídias sociais conseguimos 40 pacientes novos, sendo 31 em um único dia. Resultado da endoresseção primária de melanomas de coróide e do tratamento a laser para tumores de conjuntiva já foram publicados.

Conclusões

Apesar da grande dificuldade financeira fomos capazes de iniciar uma série de iniciativas para promover diagnóstico mais precoce e tratamento adequado para pacientes com câncer ocular. Esperamos que esta experiência sirva de exemplo e estímulo para outras regiões do Brasil e outros países em desenvolvimento.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Rubens N Belfort, Marcio Costa, Aline Sutili, Patricia Ferraz, Arthur Fernandes, Melina Morales