Dados do Trabalho


Título

Cirurgia de Catarata Bilateral Simultânea: Vantagens e Desvantagens.

Introdução

A catarata é a principal causa tratável de cegueira no mundo, sendo responsável por cerca de 47,8% da perda global da visão. A cirurgia de catarata bilateral simultânea (CCBS) está sendo muito debatida devido ao aumento da demanda por uma população substancialmente envelhecida. A CCBS apresenta melhor custo-benefício, praticidade, além de boa aceitação entre os pacientes, no entanto, as complicações decorrentes da CCBS devem ser analisadas para a tomada de decisão acerca do tipo procedimento a ser realizado. O objetivo foi realizar uma revisão sistemática das vantagens e desvantagens da cirurgia de catarata bilateral simultânea, comparando-a com a cirurgia de catarata bilateral sequencial tardia (CCBST).

Método

Foi realizada uma revisão na base de dados MedLine em maio de 2019 com as palavras-chave: “cataract surgery”e “simultaneous" com as respectivas variações obtidas no MeSh. Foi utilizada a escala prisma, sendo os critérios de inclusão ensaios clínicos, realizados em humanos, publicados nos últimos oito anos e em inglês. Foram excluídos estudos que não atendiam aos critérios de inclusão descritos acima.

Resultados

Chung et al e Serrano-Aguilar et al. compararam pacientes submetidos à CCBS e CCBST e não houve diferença significativa entre o grau de anisometropia pré-operatória e pós-operatória de ambos os grupos. Giles et al. e Chung et al. não observaram nenhum caso de endoftalmite em respectivamente 47 pacientes (94 olhos) e 94 pacientes (188 olhos) submetidos à CCBS, sendo essa a principal complicação do procedimento. A CCBS mostrou-se benéfica para os pacientes nos quesitos praticidade e economia, visto que implica menor tempo de internação hospitalar, retorno mais rápido às atividades diárias e menor número de consultas pós-operatórias. Ademais, foi observada maior satisfação entre os pacientes em relação à reobtenção simultânea da visão de ambos os olhos. Pacientes que deslocam grandes distâncias ou dependem de cuidadores se beneficiam da abordagem simultânea por movimentar uma menor logística ao ser realizada em apenas um momento. Na população pediátrica ou de portadores de comorbidades, a CCBS mostra-se oportuna ao expor o paciente a apenas uma indução anestésica, reduzindo os riscos inerentes à cirurgia.

Conclusões

Os estudos comparando CCBS e CCBST apresentaram desfechos semelhantes, tanto no quesito diferença de anisometropia quanto ao risco de complicações. Dessa forma, a CCBS mostra-se vantajosa nos aspectos financeiros e logísticos do paciente.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema - Minas Gerais - Brasil

Autores

Nicole de Souza Bueno, Rafael Ribeiro Hernandez Martin, Letícia de Oliveira Zambeli, Guilherme Sotto Maior do Valle Pinheiro, Ana Carolina Santiago Ribeiro, Anna Luíza Machado Nogueira, Heitor Mendes Brandão, Dilourdes Eclair Silva Magalhães