Dados do Trabalho


Título

Terapêutica de Anti-VEGF na Retinopatia Diabética: Uma Revisão Sistemática.

Introdução

A retinopatia diabética (RP) é uma das principais causas de redução da acuidade visual (AV) no mundo e decorre da ação do fator de crescimento vascular endotelial (VEGF). A partir disso, tem sido utilizado a fotocoagulação retiniana associada à fármacos anti-VEGF para o tratamento dessa doença. Tal medicamento não só provoca regressão da RP preproliferativa e proliferativa, como também auxilia no tratamento de complicações desse quadro, como hemorragias vítreas. O presente estudo, então, propõe-se a avaliar a eficácia dos anti-VEGF no tratamento da RP, realizando uma revisão sistemática.

Método

Foi realizada uma revisão de literatura na base de dados MedLine em Junho de 2019 utilizando os descritores “retinopatia diabética”, “anti-VEGF” e “fotocoagulação” com seus respectivos sinônimos em inglês obtidos através do MeSH. Adotou-se a escala PRISMA para a sistematização do estudo. Os critérios de inclusão foram ensaios clínicos controlados e randomizados realizados em humanos e publicados nos últimos 5 anos em inglês. Já como critérios de exclusão foram utilizados artigos que não eram diretamente relacionados ao tema, ou que não possuíam metodologia clara ou ainda que não preenchiam os critérios de inclusão.

Resultados

As evidências analisadas, ao total, estudaram uma amostra de 1.299 voluntários com médias de idade variando entre 52,2 e 65,8 anos. A maioria dos artigos mostrou que o uso de anti-VEGF tem sido eficaz na melhora da acuidade visual, na redução da espessura coroidea e na manutenção da espessura retiniana. Um estudo que merece destaque, o REFINE, avaliou a eficácia do tratamento com ranibizumab em comparação com a aplicação de laser e mostrou que o grupo submetido à aplicação de ranibizumab teve aumento da acuidade visual superior, melhora na escala ETDR-DRSS e menor porcentagem de pacientes que progrediram da RP não proliferativa para a proliferativa, quando comparado ao grupo que recebeu apenas laser. Cabe ressaltar ainda que dois estudos observaram a diminuição da frequência de fotocoagulação necessária após a aplicação dos fármacos. Em geral,o período de follow-up nos estudos variou entre 1 mês e 3 anos. Foram utilizados protocolos diferentes em cada estudo, nos quais a abordagem terapêutica de cada paciente variou conforme a necessidade ou de novas injeções ou de terapias distintas.

Conclusões

Uma vez comprovadas melhorias da capacidade visual e da anatomia do globo ocular em pacientes com RD, a terapia com Anti-VEGF é eficaz no tratamento dessa doença.

Área

TRABALHO CIENTÍFICO

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema - Minas Gerais - Brasil

Autores

Ana Carolina Santiago Ribeiro, Rafael Ribeiro Hernandez Martin, Anna Luíza Machado Nogueira, Heitor Mendes Brandão, Nicole de Souza Bueno, Letícia de Oliveira Zambeli, Guilherme Sotto Maior do Valle Pinheiro, Dilourdes Eclair Silva Magalhães