Dados do Trabalho


Título

CORREÇÃO DE IRREGULARIDADE CORNEANA SECUNDÁRIA À TRAUMA OCULAR ATRAVÉS DE CERATECTOMIA FOTOTERAPÊUTICA E CIRURGIA REFRATIVA TOPOGUIADA: RELATO DE CASO

Introdução

A córnea é um tecido ocular caracterizado por sua transparência e capacidade refrativa. Porém, opacidades corneanas, como as de origem pós-traumática, podem comprometer essas características.(1)Assim,medidas terapêuticas, como a Ceratectomia Fototerapêutica (PTK) são utilizadas para a remoção dessas lesões.(2) Além disso, alguns pacientes ainda podem apresentar aberrações de alta ordem, tendo a Ceratectomia Fotorreativa (PRK) grande utilidade por promover remodelamento da superfície corneana.(3)

Método

Paciente, sexo feminino, 20 anos, admitida com opacidade em córnea em olho esquerdo(OE) secundária a trauma perfurante aos 10 anos de idade com lápis. Apresentava Acuidade Visual de Longe(AVL) de 20/20 em olho direito(OD) e 20/200 em OE, com correção de -0,75 DE -1,75 x 145DC em OD e +1,50 DE -4,00 x 180DC em OE. Biomicroscopia do OE apresentava opacidade paracentral acometendo estroma anterior, com irregularidade em superfície e espessamento epitelial. Fundoscopia sem alterações em ambos os olhos. Realizadas Microscopia Especular, Topografia e Tomografia corneanas (pentacam). Ao realizar teste com Lente de Contato Rígida(LCR) em OE, apresentou AVL de 20/20-2. Diante os exames, foi submetida à Ceratectomia Foterapêutica Transepitelial(PTK) e posteriormente à Ceratectomia Fotorreativa(PRK) Topoguiada Terapêutica. Evoluiu no pós-operatório com discreto haze perilesional, com resolução cerca de 3 meses após a realização do procedimento, apresentando AVL de 20/25 em OE, com correção de +1,00 DE -4,00x10DC.

Resultados

A presença de opacidades corneanas pós-traumáticas são uma das etiologias que impossibilitam que a córnea exerça sua funções adequadamente(1). Para resolução destas cicatrizes corneanas, o PTK consegue atuar através do excimer laser(4). Porém, alguns pacientes ainda podem persistir com irregularidades corneanas, originando aberrações de alta ordem que causam baixa acuidade visual. Para estes casos, pode-se utilizar o PRK guiado por Topografia. Por fim, o haze constitui-se como uma das sequelas pós-operatórias desta modalidade terapêutica (3), com a maior parte evoluindo para melhora espontânea alguns meses após o procedimento.

Conclusões

Este caso relata paciente portadora de leucoma pós-traumático, que inicialmente apresentou correção da opacidade com PTK, e posterior realização do PRK topoguiada para correção de parte da aberração de alta ordem. Paciente apresentou melhora significativa da AVL, por provável remodelamento epitelial, sem mudança na refração da paciente.

Área

RELATO DE CASO

Instituições

HOSPITAL DE OLHOS SANTA LUZIA - Pernambuco - Brasil

Autores

RENATA PONTES DUARTE, FRANCISCO REINALDO DE SOUSA NETO, LUCAS LEITE DE ALENCAR, MATHEUS FERNANDES ARAUJO DE ALMEIDA, TIAGO DE ASSIS CLEMENTE DE ARAÚJO, ADRIANA FALCÃO VELOSO LYRA