Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
41º SIMASP 2018

41º SIMASP 2018

Maksoud Plaza Hotel - Al. Campinas, 150 - São Paulo /SP | 28 de Fevereiro a 03 de Março de 2018

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

DISPOSITIVO PARA AFERIÇAO INTRAOPERTORIA DO ALINHAMENTO DE LENTES INTRAOCULARES EM CIRURGIA DE CATARATA PARA CORREÇAO DO ASTIGMATISMO

Introdução

O tratamento do astigmatismo corneal é um fator importante na cirurgia de catarata, uma vez que o astigmatismo residual pode comprometer a acuidade visual não corrigida do paciente após a cirurgia. Tem sido estimado que 30% dos pacientes com catarata têm mais que 0,75 D de astigmatismo corneal, que 22% tem mais que 1,50 D e que 8% tem mais que 2,00 D (VENTURA et al., 2014).
A despeito da notória eficácia das LIO tóricas, entre 28% e 47% dos olhos tinham mais que 0,50 D de astigmatismo refrativo residual e entre 6% e 16% mais que 1,0 D de astigmatismo refrativo residual pós operatoriamente. Astigmatismo residual tem sido reportado de 0,00 a 2,25 D dependendo do astigmatismo pré-operatório (KRAMER et al., 2016).
Entre as principais causas de astigmatismo residual estão: Rotação da LIO, acurácia das medidas oculares e Desalinhamento e incorreto posicionamento da LIO.(kESSEL at al. 2016 )

Métodos

Delineamento do estudo

Foi realizado um estudo conforme o protocolo número 62660116.3.0000.5049, aprovado pela Comissão de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Christus (Unichristus), em conformidade com os princípios éticos que regem a Declaração de Helsinque.
O trabalho foi dividido em três etapas:
• O desenvolvimento e criação do aplicativo para dispositivo móvel.
• A realização de um estudo com uma série de casos cirúrgicos em que foi utilizado o aplicativo, documentado e analisado os resultados.
• A avaliação da usabilidade do aplicativo por diferentes cirurgiões a partir de respostas a um questionário validado.

Desenvolvimento do aplicativo
Utilizou-se a metodologia de desenvolvimento: Co-design Methodology. Nesta metodologia o material e as ferramentas usadas para cada grupo de estudo devem ser desenhadas para satisfazer as necessidades do estudo específico e portanto eles podem variar dependendo do projeto

Resultados

Resultado 1 : O Dispositivo
Resultado 2 : Série de 30 casos

Conclusões

O aplicativo aferidor de marcações disponível na plataforma IOS foi capaz de captar fotos e editá-las sob a ssbreposição de imagens e projeção de um transferidor com marcação de 360 graus de eixos que possibilitou ao cirurgião a visualização mais precisa do alinhamento programado e marcado em que são posicionadas as lentes intraoculares tóricas.
Os erros de marcações, tanto das marcações 0-180o quanto do ângulo da LIO, quando presentes, foram detectados pelo aplicativo. Além disso, as aferições do aplicativo não apresentaram diferenças estatísticamente significantes em relação a

Palavras Chave

Astigmatismo, Lentes intraoculares, Marcadores,aplicativo

Área

CATARATA

Instituições

Unichristus - Ceara - Brasil

Autores

Francisco Aécio Fernandes Dias, Vinícius José Fernandes Dias, João Crispim Moraes Lima Ribeiro