Dados do Trabalho


Título

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DE URGÊNCIAS OFTALMOLÓGICAS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE REFERÊNCIA EM MINAS GERAIS

Introdução

O presente estudo tem por objetivo realizar análise epidemiológica dos pacientes atendidos diariamente no setor de Urgência do Hospital São Geraldo / HC-UFMG no período de setembro a outubro de 2018. Foi considerado que a demanda por atendimento oftalmológico não é suprida pelo serviço oferecido na rede pública de Minas Gerais. Portanto, acredita-se que parcela considerável das consultas de urgência corresponda à atendimentos de caráter eletivo devendo assim ser conduzido ambulatorialmente.

Métodos

Estudo observacional transversal realizado a partir de dados coletados em formulário específico preenchido pelos médicos residentes em oftalmologia do primeiro ano durante período de setembro a outubro de 2018. As variáveis utilizadas incluíram idade, triagem, acompanhamento oftalmológico prévio, queixa principal, tempo de queixa, diagnóstico principal e conduta médica adotada. O preenchimento incompleto, por parte do médico, de algum campo do questionário da pesquisa excluiu da análise o referente campo. Os demais foram incluídos no banco de dados criado no programa Excel e submetidos posteriormente à análise estatística.

Resultados

Foram atendidos 968 pacientes. A faixa etária variou de 10 dias de vida a 89 anos. As queixas principais incluíram hiperemia (29%) e sensação de corpo estranho (22%); a média de tempo de queixa até a procura por atendimento foi de um dia (39%); diagnóstico mais frequente foi conjuntivite infecciosa (21%) seguido por presença de corpo estranho ocular (16%). Do total de atendimentos, (35%) foram considerados eletivos. A conduta mais frequente foi tratamento ambulatorial sem necessidade de retorno (74%).

Conclusões

As causas não traumáticas foram as mais frequentes. Dentre elas, a conjuntivite infecciosa foi a afecção mais prevalente. Trata-se de doença comum e de curso benigno que poderia ser diagnosticada e tratada em serviço primário de atendimento. Cerca de 25% dos atendimentos ocorrem por doenças de manejo eletivo, o que pode ser reflexo da demanda reprimida de consultas oftalmológicas do Estado. O Hospital São Geraldo é o único serviço de urgência em oftalmologia com funcionamento 24 horas por dia e atendimento pela rede pública em Minas Gerais, desempenhando, assim, papel de referência em urgências oftalmológicas.

Palavras Chave

Epidemiologia; urgência; doenças oftalmológicas; conjuntivite

Arquivos

Área

Miscelânea

Instituições

Hospital Sao Geraldo HC-UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

Bárbara Guimarães Lisboa Lima, Joao Pedro Dayrell de Magalhães Vieira, Rodrigo Magno da Silva Oliveira, Thais Nascimento Viana Penna Souza