Dados do Trabalho


Título

CORRELAÇAO ENTRE IDADE E ABERRAÇOES OCULARES EM CRIANÇAS ESCOLARES COM POUCO ACESSO A DISPOSITIVOS MOVEIS

Introdução

As aberrações ópticas estão relacionadas aos desvios sofridos pela luz ao cruzar o sistema óptico, e podem ser divididas em baixa e alta ordem. Constituem fonte importante de baixa acuidade visual, e sua magnitude é expressa pelo RMS (root mean square).
O objetivo deste trabalho é correlacionar idade e aberrações de alta ordem em crianças em idade escolar que têm pouco acesso a dispositivos móveis.

Métodos

Estudo transversal e observacional, realizado em crianças em idade escolar na cidade de Aracati - CE. Foram analisados 427 olhos direitos de 427 crianças (216 homens), entre 5 e 17 anos, submetidos a aberrometria (i.Profiler®, Zeiss, Alemanha). Um paciente de 16 anos com catarata congênita foi excluído do estudo por falha no exame. Aberrações de alta ordem (coma horizontal e vertical, trefoil oblíquo e vertical, aberração esférica) foram avaliadas e correlacionadas com a idade dos pacientes. O coeficiente de correlação de Spearman (rho) foi calculado utilizando MedCalc Statistical Software (versão 17.9.7).

Resultados

Correlação positiva (rho = 0.277, p < 0.0001) para idade e aberração esférica.
Correlação negativa fraca (rho = -0,173, p 0,0003) para idade e trefoil vertical.
Não foi encontrada nenhuma correlação entre idade e demais aberrações avaliadas.

Conclusões

A aberração esférica é a única aberração ocular de alta ordem entre as avaliadas que pode ser correlacionada com a idade em escolares que tem pouco acesso a dispositivos móveis.

Palavras Chave

Aberrometria; Criança

Arquivos

Área

Miscelânea

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Yessa Vervloet Bertollo Lamego Rautha, Richard Yudi Hida, Kazuo Tsubota, Ivan Corso Teixeira, Gustavo Coelho Caiado, Tamara Fernandes Heringer