Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES SUBMETIDOS A INJEÇAO INTRAVITREA DE RANIBIZUMABE EM SERVIÇO DO ALTO TIETE

Introdução

A injeção intravítrea de antiangiogênico é, atualmente, o tratamento mais utilizado para doenças vitreorretinianas, como o edema macular diabético (EMD) e a doença macular relacionada à idade (DMRI) exsudativa. Tendo isso como referência, o objetivo do estudo foi descrever as principais características clínicas e epidemiológicas de todos pacientes submetidos a tratamento com esses fármacos em hospital de Mogi das Cruzes, hospital de referência e único no alto Tietê a disponibilizar tal procedimento.
Esse trabalho teve como objetivo descrever as principais características clínicas e epidemiológicas de todos pacientes submetidos a tratamento com antiangiogênico em hospital de Mogi das Cruzes, hospital de referência e único no alto Tietê a disponibilizar tal procedimento.

Métodos

Estudo retrospectivo observacional realizado no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo (HCLPM), Mogi das Cruzes - SP. Foram incluídos na pesquisa todos os pacientes que realizaram injeção intravítrea de ranibizumabe neste hospital, no ano de 2016. A coleta de dados se deu através da análise dos prontuários, por meio de protocolo de pesquisa pré-estabelecido.

Resultados

Foram avaliados 37 pacientes que realizaram injeção intravítrea no ano de 2016, dos quais 19 (51,4%) eram mulheres e 18 (48,6%) homens A idade média foi de 60,94 ± 15,42 anos. Destes pacientes, 28 (75,7%) eram diabéticos e 24 (64,9%), hipertensos. Quanto a procedência, 19 (51,4%) são do município de Mogi das Cruzes e 18 (48,6%) de outras cidades do estado de São Paulo. Foram realizadas 88 injeções intravítreas em 45 olhos, com uma média de 2,37 injeções por paciente. As indicações por ordem de frequência foram: edema macular diabético (EDM) em 18 pacientes (48,6%), edema macular cistoide secundário a oclusões vasculares em 10 (27%), doença macular relacionada à idade (DMRI) em 6 (16,2%) e glaucoma neovascular em 3 (8,1%).

Conclusões

A injeção intravítrea de antiangiogênico é, atualmente, o tratamento mais utilizado para doenças vireorretinianas, como o EDM e a DMRI exsudativa. A indicação de antiangiogênico preponderante em nosso estudo foi a retinopatia diabética, principal causa de cegueira da população economicamente ativa no Brasil e no mundo. No entanto, a média de injeções aplicadas foi de 2,37, o que não corresponde ao indicado para a maioria das patologias, isso devido ao difícil acesso a essas medicações pelo SUS.

Palavras Chave

Oftalmologia; Retina; Inibidores da angiogênese

Arquivos

Área

Retina

Instituições

Hospital Luzia de Pinho Melo - São Paulo - Brasil

Autores

Fernanda Serrão Margotto, Marina Brasil Cirilo Silva, Daiane Beutinger, Juliana De Camargo, Philipe Dourado Gripp, Ricardo Suenaga