Dados do Trabalho


Título

TESTE DE MENISCOMETRIA DE TIRA EM CÃES COM OLHOS NORMAIS E COM CERATOCONJUNTIVITE SECA

Introdução

O teste de meniscometria de tira (TMT) é um teste quantitativo da porção aquosa do volume lacrimal, de uma forma simples, rápida e pouco invasiva (somente a ponta da tira entra em contato com o menisco inferior lacrimal) ao invés da inserção da tira no saco conjuntival, como ocorre no Teste Lacrimal de Schirmer, e que tem sido reconhecida como uma técnica promissora, particularmente na triagem e diagnóstico da ceratoconjuntivite seca (CCS) ou olho seco. Na Medicina Veterinária recentemente foi introduzido no mercado uma tira comercial (I-Tear®) e o objetivo deste estudo foi avaliar o TMT com o I-Tear® em cães com olhos normais e com sinais clínicos de CCS.

Métodos

Foram avaliados 138 olhos de 69 cães, sendo 78 olhos com olhos normais e 60 olhos com sinais clínicos de CCS no Hospital Veterinário da Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP. Os sinais clínicos oculares foram avaliados com uma lâmpada de fenda portátil (SL-15, Kowa, Japão), além do Teste de Reflexo Pupilar com lanterna de luz puntiforme e tonometria de rebote com tonômetro Tonovet® (Icare, Finlândia) para aferição da pressão intraocular. O TMT (I-Tear®, Canadá) foi realizado colocando a ponta da tira durante 5 segundos na borda do menisco inferior lacrimal sem tocar na superfície ocular, observando o momento que a tira entra em contato com o menisco inferior lacrimal e a lágrima entra na vala da tira, mudado de cor para azul. Os valores obtidos do TMT do grupo normal e do grupo CCS foram comparados e analisados estatisticamente pelo teste t de Student. Foi adotado o nível de significância de 5%.

Resultados

Os valores médios e desvio padrão e intervalo mínimo e máximo do grupo normal e com CCS foram respectivamente: TMT 9,43±1,59 (8-14) (mm/5seg) e 3,02±2,52 (0-8) (mm/5seg). Houve uma diminuição significativa (p<0,01) dos valores obtidos de TMT de olhos secos quando comparado com olhos normais, com uma redução em torno de 50%.

Conclusões

O TMT demonstrou ser um teste bastante rápido, prático e pouco invasivo para realização do diagnóstico de CCS em cães.

Palavras Chave

Teste de meniscometria de tira, ceratoconjuntivite seca, cães

Arquivos

Área

Miscelânea

Instituições

Universidade do Oeste Paulista - São Paulo - Brasil

Autores

Felipe Franco Nascimento, João Victor Goulart Consoni Passareli, Luís Felipe da Costa Zulim, Giovana José Garcia Estanho, Mayra Claudino Villa, Silvia Franco Andrade