Dados do Trabalho


Título

ESPOROTRICOSE OCULAR: RELATO DE CASOS.

Introdução

A esporotricose é uma micose subaguda ou crônica causada por fungos dimorfos pertencente à família Ophiostomataceae e do gênero Sporothrix, com destaque, para Sporothrix schenckii. 1,2. Aesporotricose, geralmente, é restrita à pele, tecido subcutâneo e vasos linfáticos adjacentes3. Ocorre disseminação para outros órgãos como meninges, sistemas respiratório, osteoarticular e ocular resultante da inalação de esporos ou via hematogênica3.
O acometimento ocular vem aumentando apesar de ainda ser rara 4,5. Pelo fato de apresentar uma conjuntivite com aspecto granulomatoso similar a outras etiologias e sem sinais patognomônicos, o diagnóstico pode ser tardio. O conhecimento desta forma de esporotricose é essencial para o tratamento e evolução clínica eficaz 5.

Métodos

Caso 1
L.S.D, 24 anos, natural de Recife-PE, refere edema e nodulações em pálpebra inferior do olho direito além de hiperemia em conjuntiva associada. Foi tratada como conjuntivite bacteriana sem melhora. Após duas semanas, relatou linfonodomegalia submandibular ipsilateral dolorosa. Refere ter em domicílio três gatos e um deles com diagnóstico de esporotricose recente e em tratamento. No exame oftalmológico apresentava aspecto granulomatoso em conjuntiva tarsal e fórnice de pálpebra inferior do olho direito.
Caso 2
C.S.D, 23 anos, natural de Recife-PE, referiu lesão edemaciada em olho esquerdo há dois meses com crescimento progressivo. Cursou com lesão em pele na perna esquerda associado à linfonodomegalia pré-auricular à esquerda. Relata ter um gato com diagnóstico recente de esporotricose. Ao exame, paciente apresentava lesão de aspecto granulomatoso em conjuntiva tarsal superior e inferior além de secreção esbranquiçada.

Resultados

No caso 1 foi realizado cultura de secreção conjuntival e com resultado positivo para Sporothrix sp. Paciente tratada com Itraconazol 200mg/dia por 90 dias com melhora ocular.
No caso 2, a cultura da lesão de pele e biopsia do granuloma conjuntival confirmaram a presença de Sporothrix sp. Tratada com Itraconazol 100mg por 140 dias com melhora significativa da ocular.

Conclusões

O Brasil é um dos locais considerados epidêmicos. Por ser uma doença considerada rara, a esporotricose é pouco lembrada no dia a dia do oftalmologista. Sendo assim, é necessário estar atento a história clínica e epidemiológica para realizar o diagnóstico de esporotricose ocular e outras doenças fúngicas o mais breve possível. Quanto mais rápido o dignóstico, menor chance de sequelas oftalmológicas.

Palavras Chave

Esporotricose Ocular, conjuntivite, granulomatosa

Arquivos

Área

Plástica

Instituições

Hospital das Clínicas/UFPE - Pernambuco - Brasil

Autores

Mirella Lins Matos, Maria Cecília de Aguiar Remígio, Lídia Guedes Bezerra, Juliana Moreira Santana, Maria Isabel Lynch Gaete