Dados do Trabalho
Título
TROMBOSE SEPTICA DE SEIOS TRANSVERSO, SIGMOIDE E DE VEIA JUGULAR INTERNA, ASSOCIADA A PAPILEDEMA BILATERAL E ESTRABISMO CONVERGENTE - RELATO DE CASO
Introdução
A trombose venosa cerebral é uma complicação rara (2-3%) em casos de otite e mastoidite, na era dos antibióticos. Suas potenciais consequências podem ser graves, incluindo meningite, abscesso intracraniano, hidrocefalia e trombose sistêmica. Apesar de sua baixa incidência, deve-se manter um alto nível de suspeita pela importância e gravidade do quadro.
Métodos
As informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário, registro fotográfico do exame físico e do exame complementar ao qual o paciente foi submetido e revisão da literatura.
Resultados
Menino, branco, 5 anos, procurou o serviço do Hospital de Olhos do Paraná com queixa há uma semana de diplopia, estrabismo convergente e piora da visão. Os pais relatam que duas semanas antes, o paciente apresentou otite média aguda purulenta. Ao exame oftalmológico, paciente apresentava acuidade visual sem correção do olho direto de 20/20 e do olho esquerdo de 20/25, sem refração significativa. À motilidade ocular, observou-se paresia discreta do músculo reto lateral esquerdo e esotropia. O mapeamento de retina mostrou papiledema grau IV de Friesen e tortuosidade vascular bilateralmente. O paciente foi então encaminhado rapidamente para o serviço de emergência de um hospital pediátrico da cidade para investigação de hipertensão intracraniana (HIC), onde apresentou à Ressonância Nuclear Magnética de Crânio trombose venosa aguda/subaguda dos seios durais transverso e sigmoide esquerdos e jugular interna esquerda – alterações sugestivas com otomastoidite em atividade à esquerda. Foi submetido ao tratamento com antibióticos sistêmicos anticoagulantes venosos, permanecendo completamente assintomático durante toda a internação. Evoluiu com melhora do papiledema e atualmente faz uso de ácido acetilsalicílico oral.
Conclusões
A trombose venosa cerebral é uma complicação potencialmente fatal, especialmente quando associada a outras complicações intracranianas. Apesar de ser uma complicação rara, ainda pode ocorrer. Portanto, deve-se manter um alto nível de suspeita.
Palavras Chave
TROMBOSE DO SEIO LATERAL; PAPILEDEMA; ESTRABISMO; OTITE MÉDIA; MASTOIDITE
Arquivos
Área
Miscelânea
Instituições
Hospital de Olhos do Paraná - Paraná - Brasil
Autores
Nathalia Almeida Raupp, Hanna Carolina Constantino Teodoro, Larissa K G Mazzarollo, Sylvia M F Sandoval