Dados do Trabalho


Título

USO DE BETA BLOQUEADORES EM CIRURGIA OFTALMOLOGICAS POR MEDICOS RESIDENTES EM OFTALMOLOGIA DA CIDADE DE CURITIBA-PR

Introdução

Durante o aprendizado cirúrgico residentes de oftalmologia se deparam com a dificuldade de intervir em estruturas frágeis assim, durante a cirurgia oftalmológica a firmeza das mãos é de suma importância. O tremor é um movimento de partes do corpo de forma rítmica, involuntária e está presente em todos os indivíduos saudáveis. Os beta bloqueadores são medicamentos de primeira linha no tratamento do tremor essencial e poderiam contribuir para melhora de desempenho nas cirurgias de médicos residentes. Não há registro na literatura de uma análise sobre do uso de betabloqueadores entre os residentes de oftalmologia. O presente estudo busca identificar residentes usuários de beta bloqueadores em centros de formação em Oftalmologia na cidade de Curitiba-PR

Métodos

Pesquisa com questionário eletrônico para identificar dificuldades no aprendizado em microcirurgia, presença de tremor essencial, uso de beta bloqueadores e efeito subjetivo destes na performance cirúrgica. O link foi enviado para médicos residentes em oftalmologia em 5 serviços em Curitiba-PR.

Resultados

Questionário foi respondido por 37 residentes. Dezesseis (43,2%) declararam não apresentar tremor durante as atividades cirúrgicas. Dos que apresentam alguma dificuldade relacionada a tremores durante cirurgias, 13 (35,1%) classificaram como portadores de pouca dificuldade, 08 (21,6%) dificuldade moderada e nenhum relatou muita dificuldade. Um total de 06 residentes (16,2%) usa ou já fizeram uso de beta bloqueador para realizar cirurgia. O grupo de utilizadores de beta bloqueador (n=6) foi composto principalmente por residentes do 3º ano (83,3%). O único beta bloqueador utilizado foi o propranolol. Dos 06 médicos que apresentaram registro de uso de beta bloqueadores, 02 deles (33,3%) relataram uso em todas as cirurgias, 03 (50%) uso ocasional (uso em 50-75% das cirurgias) e 01 (17%) raramente utiliza (< 50% das cirurgias). Todos deste subgrupo relataram algum grau de melhora subjetiva dos tremores após uso da medicação. Ao considerar a melhora do desempenho cirúrgico geral após uso de beta bloqueador, 03 residentes (50%) consideraram pouca melhora e 03 (50%) melhora moderada.

Conclusões

Nos serviços de oftalmologia de Curitiba–PR registrou-se o uso de beta bloqueadores com a finalidade de diminuir tremores em cirurgias. A maior parte dos residentes utilizadores faz uso frequente e estão em fase final de formação. Em sua maioria, observaram melhora subjetiva importante dos tremores e moderada do desempenho cirúrgico geral.

Palavras Chave

microcirurgia; tremor; beta bloqueador; residentes

Arquivos

Área

Miscelânea

Instituições

HOSPITAL DE OLHOS DO PARANÁ - Paraná - Brasil

Autores

GILBERTO ANTONIO TESSER AUGUSTO, FELIPE ERTHAL TARDIN, HAMILTON MOREIRA, FELIPE ROBERTO EXTERHOTTER BRANCO, RODRIGO OMOTO, ANA CRISTINA GODOY