Dados do Trabalho
Título
CARCINOMA ESPINOCELULAR DE CONJUNTIVA: ABORDAGEM POR QUIOMIOTERAPIA TOPICA COM INTERFERON ALFA 2B
Introdução
O carcinoma espinocelular da conjuntiva (CEC) é o tumor maligno mais comum da conjuntiva. Não se sabe ao certo a etiologia, alguns fatores como exposição a luz solar (ultravioleta) por muitas horas por dia e durante muitos anos, além da infecção pelo vírus do HPV, podem contribuir para o aparecimento destes tumores. Estes carcinomas de conjuntiva também são mais frequentes em pacientes imunodeprimidos (como os pacientes que realizaram transplante de órgão e recebem quimioterapia ou os pacientes com HIV / AIDS). O CEC conjuntival possui baixo grau de malignidade, facilmente identificável, raramente leva à metástase. A terapia de escolha vai depender de cada caso, porém na maioria das vezes estas lesões devem ser ressecadas com margem de segurança e crioterapia, devendo ser realizada por oftalmologistas experientes. A quimioterapia tópica (colírios de Mitomicina, Interferon Alfa 2b) também tem se mostrado eficaz em alguns casos e com poucos efeitos adversos, reduzindo a recidiva tumoral.
Métodos
Relato da evolução clínica de paciente com diagnóstico de carcinoma espinocelular de conjuntiva, comprovado pelo exame de citologia de impressão, tratado com colírio de Interferon alfa 2 beta (1 milhão de UI de 6/6 horas).
Resultados
Após 4 meses de uso correto da medicação o paciente apresentou, ao exame biomicroscópico, remissão completa do tumor e nova citologia de impressão foi realizada sendo então observado que ainda havia presença de células atípicas juntamente com células epiteliais típicas de conjuntiva saudável com presença de células caliciformes íntegras Mediante a esse achado a medicação tópica foi mantida e só será suspensa quando nova citologia de impressão mostrar ausência completa de atipia celular.
Conclusões
O uso do colírio de Interferon é eficaz no tratamento de neoplasias conjuntivais porém a sua suspensão não deve ser baseada apenas no aspecto clínico. A citologia de impressão é uma ferramenta útil para detectar resíduos subclínicos de neoplasias conjuntivais.
Palavras Chave
Neoplasias conjuntivais. Carcinoma espinocelular da conjuntiva. Citologia de impressão. Quimioterapia tópica. Interferon Alfa 2b.
Arquivos
Área
Patologia Clínica
Instituições
Hospital Monumeto - São Paulo - Brasil
Autores
Fernando Viana Franco, Sara Campos Franco, Camila Souza Vilela, Ulliane Sena Rabelo, Renara Cristina Ávila, Telma Pereira Barreiro