Dados do Trabalho


Título

CERATITE POR HERPES VIRUS SIMPLES: QUANDO NAO TEMER O USO DO CORTICOIDE

Introdução

O vírus do herpes simples tipo 1 é o responsável pela maioria das infecções oculares herpéticas. O objetivo é relatar um caso de ceratite por herpes vírus simples recidivante tratado com antiviral e corticoide.

Métodos

Realizado relato de caso de um paciente com quadro de herpes ocular recidivante e associação de revisão de literatura sobre o tema, revisão de prontuário, entrevista com o paciente, acompanhamento por biomicroscopia em lâmpada de fenda e registro fotográfico.

Resultados

Homem, brasileiro, 26 anos, vem encaminhado para avaliação devido a quadro de herpes ocular recidivante e não responsivo ao tratamento. Ao exame: Acuidade visual com melhor correção OD: 20/20 OE: 20/50 Biomicroscopia: OD: sem alterações. OE: Presença de edema epitelial com edema estromal, dobras de descemet em mesma região. Em porção mais superior presença de lesão hemorrágica, superficial, compatível a vascularização superficial corneana, visualização de precipitados ceráticos em limite temporal da lesão, aparente anel de Wessely. Prescrito colírio de acetato de prednisolona 1.0 % 4/4h, aciclovir tópico 5x ao dia. Após 7 dias de uso da medicação: Biomicroscopia: OD: sem alterações. OE: opacidade subepitelial, melhora de edema corneano, com intensa melhora do grau de opacidade corneana. Mantido colírio de acetato de prednisolona 1.0 % 4/4h, aciclovir tópico 5x ao dia. Após 20 dias de uso da medicação: Biomicroscopia: OD: sem alterações. OE: Não observadas alterações a fluoresceína, opacidade na região onde havia as alterações vasculares e ainda em endotélio são vistos precipitados ceráticos menores e mais raros. Iniciado redução da dose de corticoide a cada semana, aciclovir tópico 3x ao dia. 2 semanas depois Biomicroscopia OE: Sem alterações superficiais marcadas a fluoresceína, presença de grau moderado a leve de opacidade corneana .Alta das medicações.

Conclusões

Por fim o quadro demonstra a manutenção anatômica e funcional ocular. O que leva a uma segurança sobre o uso necessário, correto e racional do corticoide nestas situações.

Palavras Chave

Herpes vírus simples, Herpes ocular, Córnea, Ceratite, Corticoide

Arquivos

Área

Patologia Clínica

Instituições

Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Leticia Yuki Watanabe Lima Duarte FIGUEIREDO, Delzito Eduardo Moraes FIGUEIREDO, Maria Lúcia Mendes Moraes FIGUEIREDO, Cristiane Rebello Gomes Souza FONTES, Ana Paula Gomes Machado FILIPPO, Tiago Santos MAIA