Dados do Trabalho


Título

TREINAMENTO E APRENDIZAGEM COM INTELIGENCIA ARTIFICIAL: NOVA PROPOSTA DE CHATBOT PARA AREA MEDICA

Introdução

Um chatbot, ou chatterbot, é um programa de computador que assume o lugar de um interlocutor, dialogando com pessoas comuns através de textos pré-programados. Podem ser utilizados de diversas maneiras, e como uma das aplicações mais recentes no mercado, os Chatbots são facilitadores no atendimento virtual, com uma interface de conversação, a máquina responde rapidamente ao usuário, melhorando conforme sua interação.
Na área de saúde, os chatbots vêm provendo uma melhor experiência de atendimento para clientes ou pacientes obterem informações ou fazerem procedimentos que podem ser realizados por softwares como marcação, cancelamento, lembrete e confirmação de consultas, mudança de horário de consultas, respostas de dúvidas pontuais, etc. Eles são capazes de responder dúvidas sobre doenças, diagnósticos e tratamentos, e auxiliar médicos na tomada de decisões.
Os principais benefícios são:
- Melhor relacionamento com clientes/pacientes;
- Redução de custos com complicações e eventos adversos;
- Agregação de valor ao paciente pela percepção de cuidado constante e experiência;
- Melhor adesão a tratamentos e acompanhamentos.
Na educação médica também experimentamos muitas inovações. Tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e ensino por plataformas móveis (m-learning) ajudam os profissionais a tornar o aprendizado mais interativo e completo. O mercado de treinamentos aposta nestes novos formatos, auxiliando os trabalhadores a aprenderem cada vez mais e, consequentemente, fazendo as instituições atingirem melhores resultados.
A promessa da AI em tornar a tecnologia parte integrante da prestação de cuidados de saúde continua a ser totalmente explorada. Diferentes tecnologias podem ser utilizadas para ter um serviço de saúde conveniente e acessível a todos.

Métodos

Levantamento dos principais chatbots em saúde do mercado e suas principais funcionalidades, estudo do potencial de mercado para propor um chatbot único para cada cliente.

Resultados

Espera-se que o Chatbot seja validado em equipamentos oftalmológicos e disseminada a cultura do treinamento e manutenção médica através da tecnologia. Além disso, a criação de um modelo de negócio sustentável capaz de ser reproduzido e mantido para outras especialidades.

Conclusões

Estudo ainda está sendo feito e propõe-se a desenvolver um chatbot de treinamento médico

Palavras Chave

Chatbot, Treinamento, Tecnologia médica

Arquivos

Área

Miscelânea

Instituições

Universidade Federal e São Paulo/Health In Project Consulting - São Paulo - Brasil

Autores

Paula Regina Tavares Vieira