Dados do Trabalho
Título
OCLUSAO DE ARTERIA CENTRAL DA RETINA ASSOCIADA A NEUROPATIA OPTICA ISQUEMICA ANTERIOR: RELATO DE CASO
Introdução
Demonstrar caso em que há achados típicos de oclusão de artéria central da retina e neurite óptica de forma concomitante.
Métodos
Paciente P. M., 71 anos, sexo masculino, compareceu em consulta oftalmológica com queixa de baixa de visão súbita e indolor em olho direito com início há 2 dias. Antecedente de baixa visão de longa data em olho esquerdo devido cicatriz na retina (sic).
Antecedentes pessoais: Hipertensão Arterial Sistêmica.
Ao exame oftalmológico apresentou acuidade visual conta dedos 30 cm em olho direito e conta dedos 1 metro em olho esquerdo, sem melhora com lentes corretivas.
Não apresentou alterações à biomicroscopia.
Pressão intraocular 12/13 mmHg.
À fundoscopia do olho direito apresentou borramento dos bordos papilares, hemorragia peripapilar inferior e palidez da retina em pólo posterior. Em olho esquerdo apresentou papila com bordos nítidos e corados, e área atrófica em mácula e pólo posterior.
Resultados
Angiografia fluoresceínica do olho direito revelou hiperfluorescência em área papilar, com aumento de intensidade nas fases tardias do exame, e extravasamento de contraste.
Campimetria do olho direito demonstrou ausência de sensibilidade luminosa em todos os pontos testados.
Tomografia de coerência optica (OCT) de mácula do olho direito mostrou depressão foveal atenuada e pontos de irregularidade do EPR.
Foi optado por observação, e o paciente evoluiu com AV 20/400 no olho acometido, após 30 dias do início do quadro.
Conclusões
Foi feita hipótese diagnóstica de oclusão de artéria central da retina, associado à NOIA-não arterítica. Foi afastada a hipótese de NOIA-arterítica devido à ausência de sinais sistêmicos, provas inflamatórias normais e melhora de acuidade do olho acometido.
Palavras Chave
oclusão arterial; neurite óptica isquêmica anterior; NOIA;
Arquivos
Área
Retina
Instituições
Holanda Oftalmologia - São Paulo - Brasil
Autores
Flavia Cid Gomes, Roberto Damian Pacheco Pinto