Dados do Trabalho


Título

ESTIMULAÇAO VISUAL PRECOCE- ESTUDO DE CASO EM RETINOPATIA DA PREMATURIDADE

Introdução

INTRODUÇÃO A prematuridade pode causar alterações e comprometimento neurológico incluindo a ROP. Os bebês com esse diagnóstico necessitam de intervenção visual precoce. O terapeuta visual tem papel importante no processo de estimulação da visão funcional, promovendo o desenvolvimento do resíduo visual do prematuro.

Métodos

MÉTODO Criança sexo feminino, idade atual 13 meses natural do Interior de SP, prematura de 26 semanas, parto cesárea, peso 840g, Apgar 1/5. IOT por 42 dias e VM por 88 dias, evolução de sepse neonatal. Diagnosticada com ROP em OE V e OD IV.
Avaliação da visão funcional realizada por fisioterapeuta e terapeuta ocupacional: criança com 4 meses de idade, olhar em sol poente, nistagmo, fixação visual fugaz, ausência de contato visual, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, ausência de controle cervical, movimentação de funções apendiculares e de alcance visualmente guiado, choro constante, aumento de tônus muscular global, dificuldade em trocas posturais e aversão a estimulação sensorial tátil, vestibular e proprioceptiva. A partir da avaliação foram definidas as intervenções. Totalizando 13 atendimentos com duração de 30 minutos cada.

Resultados

Realizado atendimento semanal com objetivo de estimulação visual e neuromotora promovendo o neurodesenvolvimento para aquisição das funções apendiculares, transferências posturais, brincar livre e dirigido.
Evolução da visão funcional adquirida após intervenção: fixação visual na linha média, alcance visualmente guiado, coordenação visuomotora, exploração de objetos, seguimento visual parcial com uso de reforço luminoso, percepção sonora, aumento de movimentação de MMSS, aceitação de trocas posturais, percepção de estímulos apresentado a distância de 20 cm com uso de reforço luminoso, contato visual, interesse por brinquedos, alcance funcional em linha média, percepção tátil e aceitação do toque. Permanecendo alerta e sem choro durante os atendimentos.

Conclusões

Vale ressaltar que a intervenção precoce auxilia no processo de desenvolvimento do bebê, período em que ocorrem as maiores transformações da plasticidade neurológica. Utilizamos como ferramenta o brincar terapêutico promovendo a intersecção do desenvolvimento com a aprendizagem, potencializando a resposta da criança. A intervenção da equipe interdisciplinar enriquece o desenvolvimento visando estimular além dos aspectos visuais, o cognitivo, motor, sensorial, afetivo e social.

Palavras Chave

Estimulação visual, Visão funcional ,Prematuridade

Arquivos

Área

Retina

Instituições

Unifesp - São Paulo - Brasil

Autores

Luana KELLY Faria, MÁRCIA CAIRES BESTILLEIRO Lopes, Célia Regina Nakanami