Dados do Trabalho


Título

MANIFESTAÇAO OCULAR EM PACIENTE NAO VACCINADO CONTRA CATAPORA.

Introdução

O vírus varicela zoster (VZV), costuma se apresentar como duas síndromes diferentes. O Herpes Zoster (HZ) afeta de 20-30% da população em algum momento durante a vida, e destes cerca de 10-20% desenvolverão herpes zoster oftálmica (HZO).

Métodos

Descrição de caso de uma paciente com opacidade e neovascularização corneana com ulceras recorrente bilateral não vacinado contra catapora, relata varicela aos 3 meses e quadro de infecção ocular aos 2 anos nos ambos olhos (AO).

Resultados

Paciente 33 anos, sexo feminino, com queixa de sensação de corpo estranho em ambos olhos (AO) com uso de antibiótico e corticoide tópicos e lente de contato terapêutica(LCT). Ao exame oftalmológico apresentava opacidade corneana central associada a neovasos corneanos periféricos em AO, foi retirada LCT. No retorno de 20 dias referiu piora dos sintomas com acuidade visual (AV) 20/70 OD e CD 30cmOE, estenopeico 20/25 e 20/70 respectivamente. Na biomicroscopia: hiperemia conjuntival, opacidade corneana central, corando lesão ulcerada, for colocada LCT em AO. Retornou em 1 semana com piora da AV e sintomas, aumento da úlcera no OD. Após 2 dias, retornou sem queixas, e com biomicroscopia no AO com edema corneano, lesão ulcerada com aspecto dendrítico acometendo 2/3 da córnea no OD e 3x3mm, com neovasos difusos no OE. Iniciado aciclovir em dose de 2.8g/dia, suspensão de Vigadexa. Após 4 dias, AV CD 2m no OD e 20/200 no OE, biomicroscopia do OD a lesão com melhora do aspecto de dendritos. Depois de 2 semanas do início de antiviral apresentou na AV OD CD 4m e OE 20/400, e na biomicroscopia presença de leucoma central, sem lesão corada no OD e OE com característica de leucoma central, com neovasos difusos, corando lesão paracentral medindo 1mm. Foi associada ciclosporina BID, cloreto de sódio 5%, tartarato de brimonidina 0.15% BID. A IgG reagente para toxoplasmose e HSV, HZV e CMV. Após 4 semanas AV 20/60 no OD e 20/400 no OE. Em 5 semanas, foi reduzido o aciclovir para 800mg/dia, com AV 20/50 em AO sem alteração de biomicroscopia. Iniciou-se Doxiciclina 200 mg/dia por VO BID e complexo B. Ha Uma semana depois o inicio a paciente referiu melhora da AV 20/60 OD e 20/100 OE. A biomicroscopia e coloração estão demonstradas nas Figuras 3.

Conclusões

O paciente apresentou infecção prévia pelo VZV, e de acordo com calendário ela ainda não estaria na faixa etária da vacinação. A ceratite herpética é um achado bem documentado da HZO, porém até este momento não há descrição na literatura de acometimento bilateral

Palavras Chave

Vírus varicela zoster, ulcera herpética, herpes zoster oftálmica.

Arquivos

Área

Patologia Clínica

Instituições

Hospital de Olhos-CRO - São Paulo - Brasil

Autores

Luana Borges Evangelista, ANTÔNIO TÁSSIO DE SOUSA MIRANDA, GIAN LUCCA ANGELINI DOS SANTOS, Dante Valdivia Chirinos, Marcelo Mastromonico Lui, Rossen Mihailov Hazarbassanov