Dados do Trabalho
Título
DRUSAS DE PAPILA - UMA ABORDAGEM FACILITANDO O DIAGNOSTICO
Introdução
As drusas de papila são concreções globulares anormais de sais de cálcio e proteínas que se acumulam no nervo óptico e geralmente se tornam visíveis após a primeira década de vida. Ocorrem com mais frequência bilateral do que unilateral. (kanski). Um edema de papila pode ser um sinal ameaçador, por vezes, significando aumento da pressão intracraniana. Alternativamente, os pacientes podem ter um mecanismo diferente para essa aparência do disco óptico, incluindo drusas de disco óptico (DDO), que não confere quaisquer implicações com risco de vida.
Métodos
O delineamento da pesquisa consistiu em um estudo descritivo a partir de dados do prontuario de um paciente com Drusas de papila. O caso foi documentado atraves de exames de imagem e avaliaçao oftalmologica. Foram realizadas buscas e analises dos artigos selecionados sobre Drusas de papila, exames complementares, tratamento e complicaçoes.
Resultados
Do ponto de vista clínico, as drusas de disco estão presentes em cerca de 0,3% da população e são frequentemente bilaterais. Embora apenas uma minoria dos membros familiares tenha drusas, quase metade apresenta vasos anômalos no disco óptico e ausência da escavação fisiológica.
Conclusões
Com isso é importante ressaltar que o diagnóstico de drusas de papila necessita de exames complementares para sua elucidação e se faz necessário uma abordagem oftalmológica para que não venha ser confundido com o verdadeiro edema de papila. Fazendo se importante o acompanhamento desse paciente, pois, poderá haver complicações.
Palavras Chave
Drusas de papila, Drusas de disco óptico, complicações drusas de papila.
Arquivos
Área
Retina
Instituições
Hospital Municipal Miguel Couto - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
TATIANA VIEIRA DE FREITAS ROCHA, MILENA RIBEIRO RANGEL