Dados do Trabalho


Título

OCLUSAO DE ARTERIA CENTRAL DA RETINA: A IMPORTANCIA DE UMA INVESTIGAÇAO SISTEMICA IMEDIATA

Introdução

A Oclusão de Artéria Central da Retina (OACR) é uma condição rara que acomete cerca de 1 a cada 100.000 indivíduos . É considerada uma emergência na oftalmologia com necessidade de avaliação neurológica pelo risco aumentado de eventos isquêmicos cerebrais e cardíacos .
O quadro clínico manifesta-se de forma súbita e indolor, com diminuição da acuidade visual e do campo de visão . A grande maioria dos pacientes se apresentam com uma visão de conta dedos ou pior. São sinais clássicos ao exame oftalmológico uma retina pálida e a presença de mancha vermelho cereja. Um êmbolo pode estar visível em até 40% das vezes .

Métodos

Relato de caso de uma paciente atentida no setor de Retina do Hospital do servidor Publico do Estado de São Paulo.

Resultados

O quadro clínico da paciente foi o clássico, considerando a apresentação de uma OACR: unilateral, baixa súbita e indolor de visão e, na fundoscopia, um disco óptico pálido e a presença da mácula em cereja.
Evidências recentes recomendam que a OACR deve ser tratada como uma emergência médica, devendo ser referenciada para uma avaliação neurológica adequada e investigação sobre a fonte embólica, a fim de diagnosticar um AVC ou evitar uma isquemia futura (risco bastante aumentado dentro das primeiras quatro semanas). O manejo agudo da OACR tem sido bastante estudado, sendo proposto algumas intervenções, como: o uso de vasodilatadores, como a pentoxifilina, para reduzir a viscosidade sanguínea, e melhorar a microcirculação e perfusão tissular; a redução da pressão intraocular, para melhorar a perfusão retiniana; terapia trombolítica, que em alguns estudos se mostrou benéfica na restauração da AV quando instituída em até 6,5h do evento.

Conclusões

Relatamos o caso de uma paciente que se apresentou com OACR, e foi prontamente investigada e localizado a fonte do êmbolo a partir de um ecocardiograma transesofágico: placa aterosclerótica em segmento ascendente do arco aórtico. A paciente foi encaminhada para a cardiologia e avaliação da cirurgia cardíaca, que optaram pela anticoagulação plena da paciente.
A paciente segue acompanhando na oftalmologia, e encontra-se atualmente com o quadro mantido, sem novos eventos isquêmicos oculares ou sitêmicos, o que poderia ter acontecido caso a mesma não estivesse sendo anticoagulada.
Este caso reflete bem a importância de uma investigação completa da causa da OACR.

Palavras Chave

oclusão, arteria central da retina.

Arquivos

Área

Retina

Instituições

HOSPITAL DO SERVIDOR PUBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

EMELLYNE EMELLYNE PAPALINI EMELLYNE PAPALINI, CATARINA MAYRINK ROCHA , AKIYOSHI OSHIMA AKIYOSHI