Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO MULTIMODAL DE IMAGEM E MICROPERIMETRIA NA EPITELIOPATIA PIGMENTARIA PLACOIDE MULTIFOCAL POSTERIOR AGUDA (EPPMPA)

Introdução

A EPPMPA é uma doença inflamatória de início agudo que afeta a coriocapilar, epitélio pigmentado da retina e retina externa. Faz parte do grupo de doenças denominadas “Síndrome dos pontos brancos” e acomete jovens e adultos de meia-idade de ambos os sexos na mesma proporção.

O presente trabalho tem como objetivo relatar caso de EPPMPA atendido em serviço de referência, apresentando avaliação multimodal de imagem, além de realizar breve revisão sobre o tema.

Métodos

(Relato de caso)

Resultados

Tratava-se de mulher de 33 anos, previamente hígida, com queixas de baixa acuidade visual, fotofobia e fotopsia em OD há 4 dias. Relatava febre alta, artralgia, rash cutâneo e hiperemia ocular 20 dias antes, com melhora espontânea na semana anterior aos sintomas oculares.

Ao exame, apresentava AV de 20/150-1 em OD (com visão excêntrica) e 20/20 em OE. Biomicroscopia do segmento anterior não mostrou alterações em ambos os olhos. À fundoscopia, observaram-se em OD lesões amareladas confluentes, de aspecto amebóide / placóide, acometendo o pólo posterior e invadindo a fóvea.

Diante do quadro, foi realizada extensa investigação laboratorial e de imagem, que afastou em princípio causa infecciosa. A angiofluoresceinografia mostrou lesões hipofluorescentes, com hiperfluorescência tardia. Angiografia com indocianina verde (ICV) revelou hipocianescência das lesões em todas as fases. À SD-OCT, notaram-se focos de refletividade homogênea da porção interna da coróide, com hiperrefletividade da retina sobrejacente e apagamento das camadas retinianas externas. À SD-OCT guiada por ICV, foi evidenciada lesão também em OE, despercebida ao exame físico. Angio-OCT mostrou importante hipoperfusão na coriocapilar. À microperimetria, mapearam-se escotomas centrais/paracentrais, em exata correspondência com as lesões.

Diante do quadro sugestivo de EPPMPA com acometimento foveal, foi prescrito regime reducional de prednisona (80mg/dia) associada a valaciclovir (2g tid), com subsequentes reperfusão da coriocapilar e melhora progressiva das lesões e da acuidade visual, ao longo das semanas seguintes. Já com 9 semanas de seguimento, a paciente apresentava AV de 20/20 em AO, com reestabelecimento da retina externa à SD-OCT, pequenas cicatrizes coriorretinianas e mínimo escotoma central resultante.

Conclusões

A EPPMPA é uma coriocapilarite primária cuja abordagem precoce e agressiva, guiada por avaliação multimodal de imagem/microperimetria, pode favorecer o prognóstico visual, principalmente quando há acometimento foveal.

Palavras Chave

EPPMPA; avaliação multimodal; coroidite; SD-OCT; Angiografia.

Arquivos

Área

Miscelânea

Instituições

Hospital das Clínicas - UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

JOAO PEDRO DAYRELL MAGALHAES VIEIRA, DANIEL VITOR VASCONCELOS SANTOS, FELLYPE BORGES OLIVEIRA, HENDERSON HUMBERTO OLIVEIRA COUTINHO, CARLA SOUZA MOREIRA