Dados do Trabalho


Título

PROJETO VIOLET JUNE: CONSCIENTIZAÇAO SOBRE CERATOCONE

Introdução

Ceratocone é uma doença bilateral, tipicamente assimétrica, caracterizada pelo afinamento progressivo da córnea e protrusão ectásica. Com isso, a córnea fica irregular e pode assumir a forma cônica. O astigmatismo irregular leva a comprometimento da função visual. O fator patofisiógico mais importante na gênese do ceratocone é o ato de coçar os olhos, que promove enfraquecimento estrutural biomecânico da córnea. A abordagem do ceratocone varia de acordo com sua gravidade. Com os avanços relacionados à Cirurgia Refrativa, a imagem multimodal para o diagnóstico precoce e tratamentos menos invasivos, existem questões paradoxais que são relacionadas com a indicação de intervenção menos invasiva nas fases iniciais para reabilitação visual ou para evitar sua progressão. Neste contexto, a educação do paciente e dos familiares sobre o ceratocone ganha relevância. Além do conhecimento sobre a doença, que promove maior aderência ao tratamento, todos as pessoas devem entender sobre os possíveis efeitos relacionados com o ato de coçar os olhos. A campanha THE VIOLET JUNE de conscientização do paciente sobre a doença foi criada com esse objetivo.

Métodos

O projeto THE VIOLET JUNE iniciou-se no Rio de Janeiro em 2018 e rapidamente tornou-se internacional. Seu objetivo é promover conscientização sobre ceratocone, com a mensagem sobre os riscos associados ao ato de coçar, fazer fricção ou mesmo pressão contra os olhos.

Resultados

A educação sobre a doença promove conforto para os pacientes, minimizando seu sofrimento, o que vai de acordo com os princípios mais básicos do trabalho do médico. Dentro da campanha vale destacar o lançamento do livro “Tenho Ceratocone, E Agora?!”, de caráter informativo e lúdico, assim como a Campanha Nacional de Ceratocone promovida pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia junto ao projeto THE VIOLET JUNE que obteve adesão de entidades oftalmológicas de todo o Brasil, em 16 diferentes localidades.

Conclusões

A campanha THE VIOLET JUNE parte do princípio que o paciente como pessoa leiga, sofre mais com a falta de informação ou com a desinformação (informações equivocadas) que vêm de fontes menos confiáveis, que com a própria doença. Uma fonte adequada de conhecimento sobre o ceratocone, com informações corretas e inteligíveis é fundamental para amenizar o seu impactos sobre o paciente e a sociedade. Acredita-se que se as pessoas entenderem o problema e efetivamente pararem de coçar os olhos, haverá real redução da incidência e da severidade dessa ectasia.

Palavras Chave

ceratocone, conscientização e educação do paciente, coçar os olhos

Arquivos

Área

Miscelânea

Instituições

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

CLARA ELISA CASTRO, GUILHERME GARCIA CRIADO, NELSON BATISTA SENA JUNRIO, RENATO AMBROSIO