Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA ESTABILIDADE DE HIDROGEL DE ALGINATO RETICULADO COM EXTRATO DE CASCAS DE STRYPHNODENDRON ADSTRINGENS COMO ALTERNATIVA PARA VITRECTOMIA

Introdução

Um biomaterial para ser empregado como substituto vítreo deve apresentar baixa citotoxicidade e características físico-químicas, como viscosidade, compatíveis com o tecido humano. Neste contexto, os hidrogéis têm se mostrado promissores, pois podem ser sintetizados a partir de diferentes matrizes poliméricas e moléculas reticulantes, a fim de se obter as propriedades desejadas. Dessa forma, no presente trabalho foi sintetizado um hidrogel de alginato reticulado com extrato natural de cascas de Stryphnodendron adstringens (barbatimão) e ácido cítrico e sua estabilidade foi analisada através da análise de viscosidade em função do tempo.

Métodos

Cascas de barbatimão foram submetidas à extração consecutiva em ultrassom com hexano, acetato de etila, butanol e água. Após a obtenção do extrato, 100 mL de hidrogel foram sintetizados utilizando alginato 1% em água, mantido sob agitação por 2 h. Em seguida, 50 mL foi reticulado com o extrato butanólico de barbatimão 0,8 mg/mL e ácido cítrico 2,5%, mantendo a agitação por 2 h. Em seguida, a viscosidade dos hidrogéis (com e sem reticulação) foi analisada em um viscosímetro de cone e placa DV3T Brookfield com haste CP52Z. Nos ensaios, uma amostra de 500 uL foi mantida a 36 °C e as medidas de viscosidade foram realizadas em velocidades rotacionais correspondentes a torques de 10 a 99% sendo que, para obtenção do valor de viscosidade do material, considerou-se 90 a 98% de torque. Um teste de citotoxicidade pela metodologia do MTT foi realizado em células imortalizadas HUVEC mantidas em meio de cultura RPMI com soro fetal bovino contendo o hidrogel (1:5) por 24 h.

Resultados

O hidrogel sem reticulação apresentou um valor inicial de viscosidade de 300 cP, enquanto para o material reticulado este valor foi de 1774 cP (próximo ao do vítreo). Após 21 dias da síntese, os valores de viscosidade foram 304 cP e 1710 cP, respectivamente, para os materiais com e sem reticulação. Assim, verificou-se a estabilidade do material. O teste de citotoxidade do hidrogel pelo método do MTT mostrou um resultado de aproximadamente 100% de viabilidade celular.

Conclusões

A reticulação do alginato com ácido cítrico e extrato de barbatimão mostrou-se eficiente, levando a um aumento de viscosidade. Foi possível verificar em um período de 30 dias a estabilidade do material, através da manutenção de seus valores de viscosidade. Esse hidrogel mostrou-se promissor para ser testado como substituto do humor vítreo por apresentar baixa citotoxicidade e viscosidade próxima ao vítreo.

Palavras Chave

Alginato, Stryphnodendron adstringens, Hidrogel, Vítreo

Arquivos

Área

Miscelânea

Instituições

Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

PATRICIA ALESSANDRA BERSANETTI, PAULA ARAÚJO SILVÉRIO, RAQUEL LEÃO NEVES, ANDREIA DE ARAUJO MORANDIM-GIANNETTI