Dados do Trabalho


Título

PARAMETROS DA TOMOGRAFIA DE COERENCIA OPTICA DE MACULA E NERVO OPTICO EM PACIENTES DE 4 A 17 ANOS COM E SEM DIAGNOSTICO DE GLAUCOMA

Introdução

O glaucoma infanto-juvenil, embora menos frequente em relação ao glaucoma na idade adulta, é bastante importante por resultar em danos às estruturas oculares de forma precoce. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar os parâmetros da tomografia de coerência óptica (OCT) em indivíduos entre 4 e 17 anos para auxiliar no diagnóstico precoce do glaucoma, maximizando o poder de controle da doença, que é responsável por 5% da cegueira mundial em crianças. A OCT é um exame complementar não invasivo e sem contato direto que permite a medida da espessura das camadas de fibras nervosas da retina e de células ganglionares. Até à idade de 17 anos, as camadas da retina passam por um período de plasticidade e apresentam características diferentes em relação à população adulta. Por isso, é necessário entender as características das camadas da retina nesta faixa etária.

Métodos

Estudo transversal analítico que avaliou pacientes em acompanhamento na Fundação Altino Ventura, entre 4 e 17 anos, com e sem glaucoma, divididos em grupo caso (com glaucoma) e grupo controle (sem glaucoma) e agrupados por sexo. Os sujeitos foram submetidos aos exames de OCT da mácula e da papila para análise da espessura do complexo de células ganglionares e da camada de fibras nervosas, respectivamente.

Resultados

Foram incluídos 57 pacientes, dos quais 29 do grupo caso e 28 do grupo controle. A distribuição dos sexos foi similar em ambos os grupos. Dentre os parâmetros do OCT de mácula, a espessura da camada de células ganglionares foi menor no grupo caso nos nove cortes realizados (p<0,05). No OCT de papila, o grupo caso demonstrou menor espessura da camada de fibras nervosas em três dos oito cortes, superior temporal (p=0,006), inferior nasal (p=0,017) e inferior temporal (p=0,008).

Conclusões

As variações nos parâmetros do OCT de mácula ao comparar os grupos indicam que alterações no complexo de células ganglionares ocorrem de forma precoce em pacientes com glaucoma. Já na análise do OCT de papila, no grupo caso, a perda de fibras nervosas não respeitou a regra de avaliação: inferior, superior, nasal e temporal (ISNT). Logo, o OCT de mácula e nervo óptico em jovens entre 4 e 17 anos pode ser uma ferramenta importante no diagnóstico precoce e acompanhamento de pacientes com glaucoma.

Palavras Chave

Glaucoma; Mácula; Disco óptico; Tomografia; Coerência óptica.

Arquivos

Área

Glaucoma

Instituições

FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA - Pernambuco - Brasil

Autores

JULLYANNA FREITAS ANDRADE TENORIO GODOY, ANNA TEREZA FURTADO AYALLA RODRIGUES, FERNANDA GLAVÃO PINHEIRO, CAMILLA ROCHA, CAMILA GALVÃO ANDRADE, ARTHUR FRAZÃO