Dados do Trabalho


Título

O USO DA GABAPENTINA NO MANEJO DA DOR PÓS-OPERATÓRIA DO CROSSLINKING

Introdução

A dor neuropática no pós-operatório é comum em certos procedimentos cirúrgicos, como no crosslinking (CXL) para o ceratocone, sendo que na maioria de vezes é descrita como uma dor intensa e incapacitante, devido a exposição nervosa durante a cirurgia. A escolha desse tema se deu em virtude do interesse em investigar uma nova forma de manejo da dor no pós-operatório do CXL, visto que a córnea é um dos tecidos mais sensíveis do corpo humano.

Métodos

Trata-se de uma pesquisa prospectiva, duplo cega, randomizada. A amostra foi composta por pacientes com ceratocone progressivo bilateral, a partir dos 12 anos de idade, que foram submetidos ao procedimento de CXL acelerado epi-off (FAST – 10 min) bilateral, sendo que em um olho – Grupo A, foi usado placebo VO e no Grupo B foi usado Gabapentina 600 mg VO, ambos no pré-operatório, aos quais foram aplicados questionários referentes a escala visual analógica numérica (EVA) entregues após o procedimento cirúrgico para análise da dor pós-operatória até 48 h após o tratamento. A pesquisa foi realizada no período de Jun/2018 a Set/2019, no Centro Oftalmológico Belotto & Stock, localizado em Joaçaba – SC.

Resultados

Vinte e quatro olhos foram incluídos neste estudo sendo divididos igualmente em dois grupos. O grupo A e o grupo B foram compostos pelos mesmos pacientes, sendo usado em um pré-operatório gabapentina e no outro o placebo. Em nenhum ponto do estudo foram observadas diferenças estatísticas significantes para ambos os grupos quanto à intensidade da dor na aplicação do questionário da dor (EVA), nem na redução do uso do opioide (PACO®), em qualquer horário analisado durante um período de 48 h.

Conclusões

Concluímos que a gabapentina não possui eficácia no controle da dor no pós-operatório do CXL epi-off (FAST – 10 min). No entanto, observou-se que, mesmo não havendo diferença estatisticamente significativa, houve diminuição da dor no grupo em que foi usada a gabapentina, resultando na redução do uso de opioides e, consequentemente, podendo beneficiar o paciente em relação aos efeitos colaterais. A gabapentina, pode ser considerada uma possível linha de tratamento, associada a outros fármacos para propiciar a diminuição da dor e dar melhor qualidade de vida ao paciente no pós-operatório do CXL. Mais estudos se fazem necessários para confirmar a eficácia da gabapentina no tratamento da dor pós-operatória do CXL, com uso de doses diferentes e inclusão de maior número de pacientes.

Palavras Chave

Ceratocone. Crosslinking. Dor. Gabapentina

Arquivos

Área

Miscelânea

Instituições

Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Santa Catarina - Brasil

Autores

RICARDO ALEXANDRE STOCK, BRENO GROSSI, ELCIO LUIZ BONAMIGO, JESSICA LAYS GAIO , GUILHERME MORETTO