Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: NEURORRETINITE IDIOPATICA DE LEBER ..

Introdução

A neurorretinite estrelada idiopática de Leber (LISN) é uma condição clínica rara, caracterizada por redução da acuidade visual, edema de disco óptico e estrela macular , resolução espontânea e etiologia desconhecida. Seu diagnóstico é feito por exclusão e dentre os diagnósticos diferenciais mais comuns estão a doença da arranhadura do gato e doença vascular. O objetivo do trabalho é descrever um caso de LISN, em adolescente atendido em serviço de referência, apresentando os achados angiográficos e do OCT durante a fase aguda e após 01 mês de acompanhamento .

Métodos

Estudo consiste em relato de caso por meio de revisão de literatura e análise de prontuário do paciente , atendido em hospital particular em Teresina-Pi , no ano de 2019.
Adolescente de 18 anos, com diminuição da acuidade visual unilateral, indolor e progressiva há 03 semanas, ao exame fundoscópico apresentou edema de disco óptico e peripapilar e estrela macular. Realizou screening laboratorial, sorológico e radiológico, o qual foi negativo e acompanhamento com angiografia e OCT, com diagnóstico definitivo de exclusão de neurorretinite estrelada idiopática de Leber. Inicialmente realizou tratamento com corticoterapia e antibioticoterapia, suspensos após apresentação de exames negativos. Permaneceu em acompanhamento semanal, apresentando melhora progressiva do edema de disco óptico e da acuidade visual.

Resultados

O paciente apresentou quadro clínico , achados angiográficos e tomográficos , compatíveis com outros relatos na literatura. Importante observar que os exames de screening realizados em casos de neurorretinites foram negativos e a melhora progressiva da acuidade visual ao longo das semanas , sem realização de tratamento específico , corroborou para o diagnóstico de LISN.

Conclusões

A neurorretinite estrelada idiopática de Leber (LISN) é uma entidade clínica de difícil diagnóstico,sendo de exclusão após minuciosa investigação laboratorial e radiológica. Exames como angiografia e OCT tem papel no auxílio da investigação e acompanhamento. Várias doenças tratáveis podem ter aspecto semelhante ao da LISN clássico, e o seu conhecimento pode resultar em tratamentos desnecessários e reabilitação visual adequada.

Palavras Chave

Leber , neurorretinite , OCT , estrela macular

Arquivos

Área

Retina

Instituições

Hospital Universitário - Piauí - Brasil

Autores

MICHELE SETUBAL DEUSDARA DEUSDARA, MARCIO EULALIO BARRETO SOARES, GLINYAN GUERRA SANTOS, RAQUEL OLIVEIRA FEITOSA, CAROLINE PINHEIRO LIMA, RAFAEL SILVEIRA FEITOSA