Dados do Trabalho


Título

A IMPORTANCIA DA PROPEDEUTICA AVANÇADA MULTIMODAL NO DIAGNOSTICO DE ECTASIA

Introdução

O ceratocone (KC) é uma ectasia corneana bilateral, tipicamente assimétrica, potencialmente progressiva, e que pode levar ao afinamento e protrusão da córnea com consequente diminuição da qualidade óptica. A causa é multifatorial e envolve fatores genéticos associados ao trauma mecânico repetitivo. O seu diagnóstico precoce ganha relevância com a crescente procura por cirurgias refrativas e com o surgimento de tratamentos alternativos ao tradicional transplante penetrante de córnea. Os segmentos de anel intraestromal corneano e o crosslinking quando indicados no momento correto, têm a capacidade de melhorar a AV e diminuir a progressão da doença, respectivamente. Relatamos aqui os casos de 2 pacientes, mãe e filho, com o objetivo de discutir a importância da abordagem multimodal na avaliação de formas subclínicas da doença, assim como de enfatizar a necessidade do diagnóstico precoce para melhor prognóstico.

Métodos

Análise retrospectiva de prontuário e revisão de literatura.

Resultados

Caso 1: Paciente 15 anos, masculino, encaminhado com o diagnóstico de ectasia unilateral em OD. Melhor acuidade visual corrigida (MAVC) 20/70 OD e 20/20 OE. Topografia cornena (OCULUS, Keratograph® 5M) revelava em OD padrão de astigmatismo irregular sugestivo de KC e OE sem alterações aparentes. À tomografia com avaliação biomecânica (Pentacam AXL e Corvis ST, Oculus) apresentava índices objetivos alterados em OD e OE (Figura 1) (BAD-D 1.50, TBI 0.56 e TBI 0.44), recebendo diagnóstico de KC assimétrico (very assimmetric ectasia – VAE). Optado pela realização de implante de anel intraestromal em OD.
Caso 2: Paciente 46 anos, feminina, desejando - a partir do diagnóstico do filho (Caso 1) - saber se também possui KC. AV sem correção 20/20 em AO. Topografia cornena sem qualquer alteração sugestiva de ectasia (Figura 2). Índices objetivos a partir da análise biomecânica e tomográfica (CBI e TBI) revelaram-se positivos para doença em AO (Figura 3) (OD: BAD-D 2.87, TBI 1.0 e CBI 0.41; OE BAD-D 2.57, TBI 0.99 e CBI 1.0). Recebeu o diagnóstico de KC subclínico em AO.

Conclusões

A abordagem multimodal se mostra essencial na identificação de formas subclínicas da doença, contribuindo para diferenciação das VAE com ectasias exclusivamente mecânicas e unilaterais. O diagnóstico precoce é importante para promover tratamentos menos invasivos e para conscientizar o paciente da sua doença e de medidas necessárias para que ela não progrida. Ressalta-se ainda, com isso, o caráter genético da doença e, portanto, bilateral.

Palavras Chave

ceratocone, genética, propedêutica multimodal

Arquivos

Área

Refrativa

Instituições

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

GUILHERME GARCIA CRIADO, CLARA ELISA CASTRO, NELSON SENA BATISTA JUNIOR, RENATO AMBROSIO JUNIOR