Dados do Trabalho


Título

A IMPORTÂNCIA DA MICROSCOPIA CONFOCAL DE CÓRNEA PARA O DIAGNÓSTICO DE CERATITE POR ACANTHAMOEBA

Introdução

A ceratite por acanthamoeba (CPA) é uma entidade clínica que pode acarretar sérios danos à córnea. O aumento de prevalência desta patologia tem se tornado realidade, nos últimos anos, principalmente, em pacientes que fazem uso de lentes de contato (LC). O diagnóstico da CPA é difícil de ser realizado e pode ser obtido por meio da Microscopia Confocal em vivo (MCEV). Este trabalho tem o objetivo de relatar um raro caso de CPA, com apresentação atípica da Acanthamoeba nas camadas da córnea, cujo diagnóstico foi obtido por meio da MCEV.

Métodos

Relato de caso. Realizado coleta de dados via prontuário e revisão de literatura em base de dados, por meio, de mídia impressa e eletrônica. Realizado termo de consentimento conforme preconizado pelas normas do comitê de ética e pesquisa.

Resultados

WVMR, 43 anos, masculino, admitido, no Instituto de Oftalmologia Tadeu Cvintal (IOTC), com queixa de olho direito (OD) vermelho e com fotofobia há três meses. Paciente, com tratamento prévio, em outro serviço, com tobramicina por 7 dias, seguido de aciclovir pomada e via oral, devido hipótese de ceratite herpética, por apenas 1 dia, e suspenso por conta própria. Submetido ao exame de cultura de raspado corneano e MCEV, em outro serviço, ambos com resultado negativo para Acanthamoeba. Inicialmente, no IOTC, foi prescrito Zypred colírio e aciclovir sistêmico. Em cinco dias, apresentou evolução desfavorável e baixa acuidade visual. Relatou ser usuário de LC há 10 anos, por miopia, cessou o uso há 3 meses desde o início do quadro. Paciente relatou tanto dormir e mergulhar com LC quanto conservação inadequada. A hipótese de CPA foi reconsiderada e uma nova MCEV foi solicitada. Ao exame, cistos de Acanthamoeba (CA) no epitélio corneano em: camada basal e membrana de Bowman, possível ceratoneurite radial em plexo nervoso subepitelial corneano, estroma anterior com septação irregular e hiperreflectividade de núcleos celulares disceratócitos ativados, estroma posterior e endotélio corneano preservados. Confirmado CPA, realizado tratamento clínico e posteriormente submetido ao transplante de córnea. Paciente segue em acompanhamento ambulatorial com boa evolução até o momento.

Conclusões

O caso relatado retrata uma condição atípica de uma patologia rara, como CPA, cujo diagnóstico foi possível a partir da MCEV. Exame pouco invasivo, boa sensibilidade e especificidade para detecção de CA, tornando-se uma importante ferramenta para obtenção diagnóstica precoce da CPA.

Palavras Chave

ceratite; acanthamoeba; microscopia confocal.

Arquivos

Área

Patologia Clínica

Instituições

Instituto de Oftalmologia Tadeu Cvintal - São Paulo - Brasil

Autores

DIEGO CASAGRANDE, LUAN GERALDO OCANA DE OLIVEIRA, TADEU CVINTAL