Dados do Trabalho


Título

TOMOGRAFIA DE COERENCIA OPTICA (SS-OCT) DO PONTO LACRIMAL

Introdução

Os pontos lacrimais localizam-se na porção medial da margem palpebral, tanto superior como inferior; o diâmetro médio do ponto lacrimal inferior é de 0,3 mm. Sua avaliação anatômica geralmente é realizada por biomicrocoscopia e exames complementares; a utilização do OCT para análise do ponto lacrimal inferior é promissor, pois é rápido, não é invasivo e, dependendo da experiência do examinador, reprodutível.

Métodos

Foram selecionados 15 voluntários. Os critérios de exclusão foram: sem cirurgias periorbitárias prévias, cirurgia reconstrutiva ou cosmética das pálpebras, uso de preenchimento dérmico na área periorbitária, lesões tumorais ou císticas da área palpebral e periorbitária, queixa de lacrimejamento (epífora), e pessoas em tratamento com iodoterapia. Para a realização de OCT foi utilizado OCT de varredura (swept source DRI-OCT Triton Plus TOPCON, Japão), utilizando a lente para estruturas do segmento anterior. O ponto lacrimal foi exposto e exames sucessivos foram feitos até que a qualidade da imagem estivesse adequada. Foi medida o diâmetro do ponto lacrimal através do ponto tangencial das papilas lacrimais e a profundidade do ponto lacrimal da reta tangente aos pontos lacrimais até a maior profundidade percebida pela imagem.

Resultados

Foram avaliados 30 olhos de 15 pacientes, com idade entre 18 a 60 anos, sendo 10 mulheres e 5 homens. O diâmetro médio foi de 0,22 mm, variando entre 0,021 mm a 0,391; a profundidade média foi 0,64 mm, variando de 0,29 mm a 1,03 mm. A diferença interocular (DIO) entre o direito e o esquerdo em relação ao diâmetro foi de 0,079 mm (p=0,19), variando de 0,007 mm a 0,249 mm; em relação a profundidade, a DIO foi de 0,172 mm (p=0,37), variando de 0,014 mm a 0,472 mm.

Conclusões

A grande variação de diâmetro e profundidade do ponto lacrimal pode estar relacionado a grande variabilidade dos voluntários avaliados associado ao número pequeno de pacientes convocados. O valor de diâmetro achado nesse estudo é próximo do valor obtido da literatura por avaliação anatômica microscópica. A diferença interocular, tanto de diâmetro quanto de profundidade, foi estatisticamente diferente (p>0,05). Isso pode estar associado a adaptação da nova metodologia do estudo. Então, o uso de SS-OCT para avaliação do ponto lacrimal inferior é promissor, pois permite, quando há examinador treinado, acompanhamento confiável de possíveis alterações. Entretanto, novos estudos devem ser realizados a fim de ter número maior da amostra para ter valores normativos.

Palavras Chave

OCT, vias lacrimais, ponto lacrimal inferior

Arquivos

Área

Miscelânea

Instituições

Universidade Federal de Sao Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

LUIZ GUILHERME ITO CRUZ, MARCO ANTONIO CAMPOS MACHADO, NORMA ALLEMANN