Dados do Trabalho


Título

TERAPIA DE ABLAÇAO PERSONALIZADA GUIADA PELA TOPOGRAFIA APOS CERATOTOMIA RADIAL

Introdução

O objetivo do estudo foi descrever a correção de padrão corneano irregular apresentando aberrações devido ceratotomia radial (RK) prévia, utilizando-se da terapia de ablação personalizada guiada pela topografia (T-CAT), levando em consideração a insatisfação do paciente com a baixa qualidade visual.

Métodos

Relato de caso.

Resultados

Feminino, 53 anos, branca, professora. Antecedentes oftalmológicos: RK há 25 anos em ambos os olhos (AO). Queixa e duração: baixa qualidade visual no olho direito (OD), principalmente no período noturno. Paciente em uso de lente de contato no OD, porém insatisfeita com o uso. Ao exame ocular: Acuidade visual (AV) sem correção: 0,3 e 0,5. Refração: OD: +5,00 DE -1,00 DC (77º) e OE: +2,00 DE -2,50 DC (87º). AV com correção: 0,6 e 0,8. Na tomografia corneana obtida com câmara de Scheimpflug, o mapa de curvatura sagital anterior evidenciou aplanamento central severo da córnea, mapa da espessura corneana dentro dos padrões de normalidade e mapas de elevação apresentando irregularidade na face anterior e posterior típicos da RK (figura 1). Optou-se pela realização de PRK topoguiada associada a mitomicina 0,02% no OD. Foi utilizado o Excimer Laser Wavelight 500 com Topolyzer e T-CAT guiada exclusivamente pela topografia do paciente (figura 2). Após o procedimento paciente apresentou AV sem e com correção OD: 0,8 e 1,0, respectivamente. Topografia pós operatória evidenciou padrão típico de ablação de hipermetropia (ablação periférica e elevação central) em olho direito (figura 3). Foi realizado tomografia corneana para análise comparativa dos gráficos de elevação e poder refrativo total (figuras 4 e 5). Paciente manteve acompanhamento oftalmológico. Refere melhora na qualidade visual estando satisfeita com resultado. Topografia após 2 anos de seguimento evidenciou que padrão de ablação da hipermetropia se manteve mesmo após longo prazo (figura 6).

Conclusões

A T-CAT consiste em um tratamento focal, com ablações de diâmetros circulares pequenos, sendo projetado para melhorar a simetria central da córnea neutralizando aberrações. Ao contrário da cirurgia convencional, que trata a córnea como um padrão esférico, a T-CAT trata as aberrações e irregularidades de forma personalizada. Cada vez mais, pacientes buscam por resultados otimizados e a opção de realizar uma cirurgia individualizada priorizando quantidade e qualidade visual são as novas perspectivas para chegar o mais próximo possível do objetivo do paciente.

Palavras Chave

Topografia da córnea, ceratotomia radial, técnicas de ablação, cirurgia da córnea a laser, aberrações de frente de onda da córnea

Arquivos

Área

Refrativa

Instituições

Hospital Oftalmológico Visão Laser - São Paulo - Brasil

Autores

ADRIANA GEREMIAS TONI, NATHALIA PERUSSI GARCIA, LUIZ ANTONIO DE BRITO MARTINS, GUILHERME NOVOA COLOMBO BARBOZA, MARCELLO NOVOA COLOMBO BARBOZA