Dados do Trabalho


Título

A IMPORTANCIA DA TOMOGRAFIA DE SCHEIMPFLUG NO DIAGNOSTICO DE ECTASIA

Introdução

O ceratocone (KC) é a ectasia corneana mais comum. Se caracteriza por afinamento e protrusão da córnea, bilaterais e tipicamente assimétricos, que levam a um aumento das irregularidades e consequente diminuição da qualidade óptica. A incidência cresceu nos últimos anos devido ao aumento da capacidade diagnóstica proporcionada pela tomografia de Scheimpflug e os seus acurados índices desenvolvidos a partir da inteligência artificial. Por se tratar de patologia crônica, potencialmente progressiva e de elevada morbidade, o seu diagnóstico diferencial com casos fisiológicos de alto astigmatismo deve ser realizado. Descrevemos aqui paciente com diagnóstico prévio de KC com possível indicação cirúrgica, descartados a partir da propedêutica multimodal.

Métodos

Análise retrospectiva de prontuário e revisão bibliográfica.

Resultados

Paciente 10 anos, masculino, encaminhado com o diagnóstico de KC realizado a partir de topografias de Plácido, e com possível indicação de Crosslinking em OE devido a provável progressão da doença. Melhor acuidade visual corrigida (MAVC) 20/15 (pl; -2.75 x 180°) OD e 20/20 -2 (+0,75, - 4,5x 180°) OE. Biomicroscopia: edema e ptose palpebrais em ambos os olhos (AO) sugestivos de blefarocálase (pior à esquerda) e papilas dispersas em conjuntivas tarsais inferiores. Tonometria e fundoscopia normais. À tomografia (PENTACAM HR, Oculus): alto altigmatismo em bow tie, regular e simétricos, ao mapa de curvatura axial anterior de AO; Kmax 46.2 D OD e 47.1 D OE, Paqui mais fina 568 µm OD e 576 µm OE; display Ectasia reforçada Belin/Ambrósio com BAD-D (Belin/Ambrósio Enhanced Display) de 0,17 e -0,07 e ART-Max (Ambrósio relacional thickness-max) 510 e 593, em OD e OE, respectivamente. Descartado o diagnóstico de KC a partir dos exames, tranquilizados paciente e família, prescrito tratamento tópico para alergia ocular e novos óculos de acordo com astigmatismo corneano identificado ao Pentacam com MAVC de 20/20 + 2 em OE. Encaminhado à oculoplástica para tratamento da blefarocálase.

Conclusões

A tomografia de Scheimpflug e os seus acurados índices objetivos se mostram essenciais no conhecimento da ectasia corneana, por sua identificação precoce a partir da alta sensibilidade diagnóstica, e excluindo corretamente a doença pela elevada especificidade. A propedêutica correta possibilita a análise do fator causal do alto astigmatismo, oferendo ao paciente o tratamento específico, e livrando-o de um diagnóstico equivocado e procedimentos cirúrgicos desnecessários.

Palavras Chave

CERATOCONE, ECTASIA CORNEANA, tomografia de Scheimpflug

Arquivos

Área

Refrativa

Instituições

UNIRIO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

ISABELLA VIEITAS MICHELINI, GUILHERME GARCIA CRIADO, CAMILLE DE ALBUQUERQUE TORRES, PATRICIA DE LIMA LOPES, NELSON BATISTA SENA JUNIOR, RENATO AMBRÓSIO JUNIOR