Dados do Trabalho


Título

CARCINOMA ESPINOCELULAR DE CONJUNTIVA COM EVOLUÇAO PARA ENUCLEAÇAO: RELATO DE CASO

Introdução

Relatar um caso de carcinoma espinocelular (CEC) da conjuntiva negligenciado por paciente imunodeprimido, com evolução agressiva dentro do período de 1 ano, levando para necessidade de enucleação extensa como tratamento. Não é incomum que pacientes, principalmente no atual Sistema Único de Saúde brasileiro, não valorizem pequenas lesões e procurem atendimento quando as tumorações tomam proporções notáveis à olho nu. É necessário que o oftalmologista se atente à qualquer lesão potencialmente maligna e realize seu tratamento em prontidão.

Métodos

O presente estudo relata o caso de uma paciente de 85 anos, do sexo masculino, que procurou nosso serviço com queixa de tumoração em olho esquerdo de crescimento rápido no último ano, que acompanhou perda da visão deste. Seu acompanhante relatou que o tumor foi negligenciado, uma vez que o paciente apresentava DM, não apresentando exames laboratoriais controlados para que fosse realizado procedimentos cirúrgicos ou biópsia, além de ter amputado os membros inferiores no último ano. Ao exame o paciente apresentou acuidade visual de OE de ausência de percepção luminosa, ectoscopia com presença de tumoração de provável etiologia em conjuntiva bulbar, consistência endurecida e pouco móvel, atingindo a totalidade da fenda palpebral, sendo friável e com telangectasias. Não era possível avaliar superfície ocular, pressão intra ocular e fundoscopia. Toda extensão da lesão era corada por azul de toluidina. Foi solicitado TC de órbita que revelou apenas invasão extraorbitária. A biópsia incisional confirmou a suspeita de Carcinoma Espinocelular bem diferenciado. Optou-se por enucleação que confirmou o diagnóstico prévio. O paciente segue em acompanhamento em nosso serviço, livre de neoplasias e em acompanhamento com Oncologista.

Resultados

Dados da literatura indicam que o carcinoma escamoso apresenta baixa probabilidade de proliferação agressiva e metástases, contudo pacientes imunodeprimidos apresentam maior risco para tal fato.

Conclusões

É necessário atentar-se para pacientes imunodeprimidos, orientar a eles e seus familiares para que lesões potencialmente malignas não sejam negligenciadas. Exames laboratoriais são de extrema importância para um ato cirúrgico seguro, porém não devemos deixar que suas alterações impeçam decisões urgentes para o bem estar do paciente. Exérese total da lesão e margens de segurança deve ser feita em primeira instância perante o diagnóstico do tumor, para impedir a invasão intra-ocular ou disseminação à distância.

Palavras Chave

carcinoma espinocelular, enucleação, conjuntiva

Arquivos

Área

Plástica

Instituições

Banco de Olhos de Sorocaba - São Paulo - Brasil

Autores

MARIANA BOTELHO DIAS SOUZA, FERNANDA TANAKA IASBECK GONÇALVES, MARIANA ANUNCIAÇÃO SAULLE, SYLVIA REGINA TEMER CURSINO, RICARDO TOMOYOSHI KANECADAN