Dados do Trabalho


Título

OFTALMOMIIASE EXTERNA: RELATO DE CASO

Introdução

Míiase é uma zoonose que acomete órgãos e tecidos em estágios larvais de moscas dípteras. Tais larvas se alimentam de tecidos vivos ou necróticos, completando seu ciclo de vida, ou parte dele, em um corpo hospedeiro.
A maioria dos casos de miíase primária que acomete o ser humano é causada pelas espécies: Dermatobia hominis e Cordilobia antrophaga. A primeira espécie, geralmente leva a uma inflamação mais localizada por uma só larva, ao passo que a segunda espécie é responsável por inflamações menos localizadas e envolvendo inúmeras larvas.
Neste relato de caso, objetivamos dissertar sobre um quadro de oftalmomiíase externa assosciada a formação de abcesso local em pálpebra inferior, tratada com remoção mecânica da larva, Ivermectina via oral em dose única e antibioticoterapia oral por 07 dias.

Métodos

As informações contidas neste relato de caso foram obtidas por meio de revisão do prontuário, entrevista com o paciente, registro fotográfico dos métodos diagnósticos, aos quais o paciente foi submetido e revisão da literatura.

Resultados

Após a remoção mecânica da larva, o paciente referiu melhora instantânea do desconforto local, com resolução completa do quadro inflamatório ocasionado pela miíase em 48 horas, após administração de Ivermectina via oral em dose única, associada ao início de antibioticoterpaia via oral (Cefalexina 500mg 6/6h ).

Conclusões

Apesar de incomum, a infecção parasitária da região óculo-palpebral deve ser considerada um diagnóstico possível em abcessos e celulites não responsivas ao tratamento convencional, especialmente em áreas endêmicas.
O paciente em questão, apesar de não apresentar história nem sinais de imunodepressão, habitando em um grande centro urbano com boas condições socioeconômicas e de moradia, se deslocava com frequência para zonas rurais, tornando-se um alvo a infestação com as moscas produtoras de miíase por meio de um orifício de entrada.
Neste caso, podemos comprovar a eficácia de uma das diversas opções terapêuticas da oftalmimiíase externa com formação de abcesso, por meio da remoção mecânica da larva associada a administração de Ivermectina via oral em dose única e antibioticoterapia via oral mais adequada.

Palavras Chave

Oftalmomiíase
Abcesso palpebral
Infecções parasitárias

Arquivos

Área

Patologia Clínica

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

JÚLIA COSTA ANDRADE, BRUNA MICHELLE FREIRE ARAUJO, EUGENIA DINIZ ADAN LANGELLA, THIAGO DELFRARO CARMO, ANA EMILIA GOME CAMPELO