Dados do Trabalho
Título
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE COMPETENCIAS PARA O EXAME DE FUNDO DE OLHO
Introdução
O ensino médico vem passando por transformações nas últimas décadas, com alteração das estruturas curriculares e novas metodologias de ensino. O exame de fundo de olho é etapa importante do exame clínico especialmente em portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica ( HAS) e Diabetes Mellitus (DM), agravos que constituem um dos grandes desafios de saúde pública nos dias atuais. Estudos publicados demonstram pouca confiança no uso do fundoscópio direto que tende a ser substituído por dispositivos portáteis com capacidade de obter retinografias de alta resolução. Neste contexto, o ensino do exame do fundo de olho na graduação médica deve ter metas bem estabelecidas. O objetivo desta pesquisa é estruturar diretrizes para o ensino do exame de fundo de olho na graduação médica da Universidade do Estado do Pará.
Métodos
Pesquisa qualitativa , aplicada, com emprego de técnicas de observação direta em trabalho de campo junto a discentes do internato do curso de medicina da Universidade do Estado do Pará - Campus Marabá e pacientes voluntários usuários do Sistema Único de Saúde. Foram utilizados recursos de metodologias ativas de aprendizagem e ensinadas e treinadas técnicas de fundoscopia direta e análise de retinografias . Ao fim das atividades uma entrevista semi estruturada foi aplicada aos discentes sendo os conteúdos transcritos e submetidos ao programa de análise lexical de texto IRAMUTEQ.
Resultados
Dos 21 alunos voluntários participantes da pesquisa apenas 2 haviam tido experiência significativa anterior com fundoscópio direto (9,52%) e 1 aluno havia participado de campanha com uso de dispositivo portátil para registro de imagem do fundo de olho (4,8%). O tempo das atividades de ensino e pesquisa para cada grupo de 5 estudantes (em ambiente autêntico de atendimento) totalizou 6 horas. Todos os estudantes conseguiram realizar os passos iniciais da técnica de fundoscopia direta. O programa de analise de textos IRAMUTEQ gerou 5 categorias semânticas utilizadas como apoio para análise do discurso dos discentes .
Conclusões
Um programa mínimo e sustentado de treinamento usando metodologias ativas de ensino pode prover a competência ao egresso do curso de medicina para ter acesso e analisar alterações de fundo de olho em portadores de HAS e DM. O programa deve levar em consideração as novas tecnologias disponíveis e a integração teórico prática necessária para o desenvolvimento dos domínios cognitivos, psicomotores e atitudinais para o exame do fundo de olho.
Palavras Chave
Fundo de olho. Educação médica. Aprendizagem baseada em problemas.
Arquivos
Área
Miscelânea
Instituições
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - Pará - Brasil
Autores
NORIMAR PINTO OLIVEIRA