Dados do Trabalho


Título

ONCOCITOMA EM CARUNCULA: RELATO DE CASO

Introdução

Oncocitomas oculares são lesões histologicamente provenientes do epitélio secretor e glandular, semelhantes ao oncocitoma da glândula salivar. São neoplasias raras na prática clínica e na literatura, encontradas principalmente em carúncula, conjuntiva, glândula lacrimal e saco lacrimal. Clinicamente, eles são frequentemente confundidos com hemangiomas, nevos e cistos. Embora raro, esse tumor deve ser reconhecido pelos oftalmologistas, especialmente em idosos, devido ao desenvolvimento já relatado de adenocarcinoma. Será descrito, neste trabalho, um relato de caso sobre o tema, abordando dados como sintomas, diagnóstico e tratamento.

Métodos

Paciente feminina, caucasiana, 74 anos, aposentada, veio a consulta em um hospital oftalmológico em Curitiba (PR), em novembro de 2019, informando desconforto visual, sensação de corpo estranho e secreção abundante em olho esquerdo. Ao exame apresentou, além de tempo de quebra do filme lacrimal reduzido, lesão tipo tumoração em carúncula do olho esquerdo com volume moderado e presença de neovasos e secreção excessiva. Uma vez planejada a cirurgia foi realizada a excisão cirúrgica das lesões sob sedação, que foram enviadas para exame anatomopatológico.

Resultados

O exame anatomopatológico revelou um segmento de mucosa de conjuntiva medindo 6x5x3mm diagnosticado histologicamente como oncocitoma em ausência de malignidade, neste caso, de carúncula esquerda. Desde a cirurgia a paciente relatou melhora total dos sintomas, não apresentando recidivas.

Conclusões

Os autores descrevem um caso de oncocitoma localizado em carúncula esquerda, raro de ser encontrado na prática clínica e na literatura, porém, geralmente ocorre em pacientes idosos e do sexo feminino, devendo ser sempre cogitado como diagnóstico diferencial em pacientes com essas características. A história natural da doença se caracteriza como uma massa indolor, com crescimento lento e, geralmente, assintomático. Sua remoção se dá, principalmente, por motivos de diagnóstico (biópsia), cosméticos ou quando, além dos já citados, gera algum incomodo para o paciente como no caso estudado. A excisão cirúrgica continua sendo o método de escolha para esses casos.

Palavras Chave

Oncocitoma, anexos oculares, olho

Arquivos

Área

Plástica

Instituições

Hospital de Olhos do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

BRUNO HIRT, MARCOS BORTOLUZZI WORMA, GRAZIELA JUNGES CRESCENTE RASTELLI, RODRIGO BERALDI KORMANN