Dados do Trabalho


Título

AMILOIDOSE DE CONJUNTIVA PALPEBRAL: UM RELATO DE CASO.

Introdução

A amiloidose é um distúrbio geralmente sistêmico caracterizado pela deposição extracelular em vários tecidos, incluindo pálpebras e conjuntiva, de fibrilas amiloides proteicas e, por serem insolúveis à proteínas proteolíticas, se depositam nos tecidos formando manchas locais. A amiloidose conjuntival primária é uma condição incomum e, especificamente em pálpebra inferior, é um achado raro na prática clínica e na literatura. Será descrito, neste trabalho, um relato de caso sobre o tema, abordando dados como sintomas, diagnóstico e tratamento.

Métodos

Observou-se, retrospectivamente, um prontuário de um paciente masculino, caucasiano, 71 anos, ex-bancário, que veio a consulta em um hospital oftalmológico em Curitba (PR), em maio de 2019, informando o surgimento de lesão em pálpebra inferior 4 meses anteriores a consulta oftalmológica. Ao exame apresentou lesões em fórnix inferior em ambos os olhos (temporal em olho direito e difusas em olho esquerdo), elevadas, bem delimitadas, amareladas, aliado a pálpebras desestabilizadas. Paciente diabético e cardiopata em uso de rivaroxabana. Uma vez planejada a cirurgia, foi realizada a excisão cirúrgica das lesões sob sedação, as quais foram enviadas para exame anatomopatológico.

Resultados

O exame anatomopatológico revelou dois segmentos de mucosa de conjuntiva de coloração acastanhada, o maior com 10x4x4mm e o menor com 3x3x3mm, diagnosticados histologicamente como amiloidose em conjuntiva, neste caso, de pálpebras inferiores. Desde a cirurgia o paciente não apresentou recidivas nem outros sintomas.

Conclusões

Os autores descrevem um caso de amiloidose primária localizada em pálpebras inferiores, raro de ser encontrado na literatura, principalmente considerando sua presença em ambas as pálpebras de um mesmo paciente. O manejo da amiloidose conjuntival depende da extensão do envolvimento local e do status sistêmico do paciente. A excisão de lesões únicas ou eliminação de manchas difusas podem aliviar os sintomas causados pela massa dos depósitos amiloides, assim como o controle temporário dos sintomas com lubrificantes oculares também tem se mostrado útil.

Palavras Chave

Amiloidose, pálpebras, olho, conjuntiva

Arquivos

Área

Plástica

Instituições

Hospital de Olhos do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

BRUNO HIRT, MARCOS BORTOLUZZI WORMA, GRAZIELA JUNGES CRESCENTE RASTELLI, RODRIGO BERALDI KORMANN