Dados do Trabalho


Título

PERSISTENCIA DO HUMOR VITREO HIPERPLASICO (PHVP)

Introdução

Relato de caso de uma criança com diagnóstico prévio de persistência do humor vítreo hiperplásico (PHVP) evoluindo com descolamento de retina confirmado por exame de ultrassom.
PHVP é uma anomalia congênita, geralmente unilateral, ocorrendo em crianças nascidas a termo com peso normal. É o resultado de hipertrofia anormal do estroma primitivo fibrovascular fetal do olho.

Métodos

Trata-se de um relato de caso de uma paciente do sexo feminino, 3 meses de vida, que foi diagnosticada com persistência do humor vítreo primário e microftalmia em olho direito. Realizou acompanhamento sequencial com ultrassonografia ocular. Apresentou perda da acuidade visual e manifestou estrabismo, sendo realizado o exame de imagem em que foi constatado descolamento de retina em olho acometido.

Resultados

A PHVP consiste em uma afecção não hereditária caracterizada por microftalmia, câmara anterior rasa, alongamento dos processos ciliares e catarata subcapsular posterior, bem como proliferação fibrovascular que se estende do cristalino à papila do nervo óptico. As crianças afetadas comumente não apresentam antecedentes pessoais ou familiares equivalentes. Não há predileção por sexo e é geralmente detectada em recém-natos prematuros. Costuma ser unilateral, na maioria dos casos, e cursar com leucocoria, microftalmia e, por vezes, estrabismo e nistagmo. A bilateralidade, incomum, ocorre em apenas 11% a 12% dos casos.
Ecograficamente, o globo ocular afetado pode parecer menor que o normal. O aspecto típico é o de um triângulo hiperecogênico cuja base situa-se na face posterior do cristalino, e o ápice, no nível da papila óptica. Uma câmara posterior ecograficamente normal pode ser observada, porém é raro. Outras doenças que cursam com leucocoria são retinoblastoma, catarata congênita isolada, retinopatia da prematuridade, doença de Coats e outras afecções agrupadas sob o termo pseudogliomas. Complicações referentes à PHVP são caracterizadas por glaucoma, descolamento de retina, hemorragia intraocular e phthisis bulbi, este último representando o processo crônico, apresentando calcificação.

Conclusões

A associação de uma acurada avaliação clínica com exames de imagem fornece subsídios suficientes para um diagnóstico preciso de PHVP com estudo de ultrassonografia ocular. Por isso, a difusão da apresentação da PHVP por métodos de imagem torna-se relevante entre médicos radiologistas e oftalmologistas.

Palavras Chave

Persistência do Humor Vítreo Hiperplásico; Descolamento de retina; Anomalia congênita; Ultrassonografia ocular

Arquivos

Área

Retina

Instituições

Instituto Cema de Oftalmologia - São Paulo - Brasil

Autores

FELIPE FERNANDES THEODORO DE OLIVEIRA, FRANCISCO CAPARROZ, GUILHERME GENTIL SEQUEIRA, MARINA DI PASQUALE GRANATA, SILVIO LUJAN, IMMAN FUAD KHATTAB HASSAN