Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UVEÌTES

XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UVEÌTES

LOCAL: Espaço de Eventos Unimed - BELO HORIZONTE /MG | 09 a 11 de Março de 2017

Dados do Trabalho


TÍTULO

UVEITE ANTERIOR SINEQUIANTE NAO GRANULOMATOSA COMO MANIFESTAÇAO DE ESPONDILOARTROPATIA SORONEGATIVA

OBJETIVO

Descrever um quadro de Espondiloartropatia Soronegativa (ES) com acometimento ocular e osteoarticular peculiar.

RELATO DO CASO

Paciente feminina, 52 anos, com dor em olho esquerdo (OE) com duração de 10 dias procura setor de uveíte com quadro de dor em olho esquerdo que piorava a movimentação associada a hiperemia, semelhante a episódio prévio três anos antes. Em uso de Tropicamida 1% 8/8h OE, Prednisolona 1% 2/2h OE , Tartarato de Brimonidina 0,2% 12/12h OE, Maleato de Timolol 0,5% 12/12H OE e acetazolmida 250mg 8/8horas via oral. Melhor acuidade visual de 20/20 em olho esquerdo e conta dedos a 1 metro em olho direito. Pressão intra ocular de 14mmhg em ambos os olhos. Olho direito sem alterações. Ikho esquerdo com hiperemia conjuntival difusa, injeção ciliar, edema de córnea 2/4+ com dobras centrais, pigmentos na capsula posterior, reação de câmara anterior de 4+ e coágulo de fibrina medindo 4milimetros (Figura 1). Fundo de olho em olho direito sem alterações e impossível de ver em olho esquerdo por opacidade de meios. Radiografia de sacro-ilíaca cim inflamação periarticular e de calcâneo com entesófito plantar bilateral (Figura 2) e em calcâneo esquerdo - esporão inflamatório (Figura 3). Reavaliada em uma semana com exames laboratoriais sem alterações (PCR:0,99 FR:Negativo VHS Negativo) com quadro ocular mantido. Segue em avaliação conjunta entre a Reumatologia e a Oftalmologia com hipótese provável de espondiloartropatia soronegativa.

CONCLUSÃO

História familiar positiva (espondilite anquilosante, psoríase, uveíte anterior,
doença inflamatória intestinal), Psoríase cutânea, Doença inflamatória intestinal, Uretrite ou diarréia aguda até 4 semanas precedendo a artrite, Dor em nádegas alternante, Entesopatia (inserção do tendão de Aquiles ou fáscia plantar) e Sacroiliíte compõe os critérios diagnósticos das ES.
A semelhança entre as manifetações clinicas das ES muitas vezes dificulta o diagnóstico diferencial entre a espondilite anquilosante, a artrite reativa, a artrite psoriática e as relacionadas a doenças inflamatórias intestinais.
As uveítes, frequentes nas ES, são imudomoduladas por células Th-1 e a associação com o HLA-B27 esta relacionada a esta manifestação. Estudos sugerem que a uveíte seja mais comum na espondilite anquilosante que na artrite reativa e que exista uma tendência a maior prevalência dessas doenças em homens. No entanto, estes dados não tem força de associação suficiente para definir o diagnóstico.

Palavras Chave

Uveíte anterior; Hipópio; Espondiloartropatias Soronegativas; Artrite Reativa; Espondilite Anquilosante; HLA-B27; Artrite Psoriática

Área

Úveites

Instituições

Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

CLAUDIO ALVES DE ALBUQUERQUE, Cristina Carvalho, Juliana Almeida BRITO, Maria Emília Wendler Muller, Jose Valentim KrindgesJr