UVEITE ANTERIOR SINEQUIANTE NAO GRANULOMATOSA COMO MANIFESTAÇAO DE ESPONDILOARTROPATIA SORONEGATIVA
Descrever um quadro de Espondiloartropatia Soronegativa (ES) com acometimento ocular e osteoarticular peculiar.
Paciente feminina, 52 anos, com dor em olho esquerdo (OE) com duração de 10 dias procura setor de uveíte com quadro de dor em olho esquerdo que piorava a movimentação associada a hiperemia, semelhante a episódio prévio três anos antes. Em uso de Tropicamida 1% 8/8h OE, Prednisolona 1% 2/2h OE , Tartarato de Brimonidina 0,2% 12/12h OE, Maleato de Timolol 0,5% 12/12H OE e acetazolmida 250mg 8/8horas via oral. Melhor acuidade visual de 20/20 em olho esquerdo e conta dedos a 1 metro em olho direito. Pressão intra ocular de 14mmhg em ambos os olhos. Olho direito sem alterações. Ikho esquerdo com hiperemia conjuntival difusa, injeção ciliar, edema de córnea 2/4+ com dobras centrais, pigmentos na capsula posterior, reação de câmara anterior de 4+ e coágulo de fibrina medindo 4milimetros (Figura 1). Fundo de olho em olho direito sem alterações e impossível de ver em olho esquerdo por opacidade de meios. Radiografia de sacro-ilíaca cim inflamação periarticular e de calcâneo com entesófito plantar bilateral (Figura 2) e em calcâneo esquerdo - esporão inflamatório (Figura 3). Reavaliada em uma semana com exames laboratoriais sem alterações (PCR:0,99 FR:Negativo VHS Negativo) com quadro ocular mantido. Segue em avaliação conjunta entre a Reumatologia e a Oftalmologia com hipótese provável de espondiloartropatia soronegativa.
História familiar positiva (espondilite anquilosante, psoríase, uveíte anterior,
doença inflamatória intestinal), Psoríase cutânea, Doença inflamatória intestinal, Uretrite ou diarréia aguda até 4 semanas precedendo a artrite, Dor em nádegas alternante, Entesopatia (inserção do tendão de Aquiles ou fáscia plantar) e Sacroiliíte compõe os critérios diagnósticos das ES.
A semelhança entre as manifetações clinicas das ES muitas vezes dificulta o diagnóstico diferencial entre a espondilite anquilosante, a artrite reativa, a artrite psoriática e as relacionadas a doenças inflamatórias intestinais.
As uveítes, frequentes nas ES, são imudomoduladas por células Th-1 e a associação com o HLA-B27 esta relacionada a esta manifestação. Estudos sugerem que a uveíte seja mais comum na espondilite anquilosante que na artrite reativa e que exista uma tendência a maior prevalência dessas doenças em homens. No entanto, estes dados não tem força de associação suficiente para definir o diagnóstico.
Uveíte anterior; Hipópio; Espondiloartropatias Soronegativas; Artrite Reativa; Espondilite Anquilosante; HLA-B27; Artrite Psoriática
Úveites
Clínico
Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo - São Paulo - Brasil
CLAUDIO ALVES DE ALBUQUERQUE, Cristina Carvalho, Juliana Almeida BRITO, Maria Emília Wendler Muller, Jose Valentim KrindgesJr