Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UVEÌTES

XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UVEÌTES

LOCAL: Espaço de Eventos Unimed - BELO HORIZONTE /MG | 09 a 11 de Março de 2017

Dados do Trabalho


TÍTULO

TRIANCINOLONA SUB-TENONIANA COMO OPÇAO NO TRATAMENTO DO EDEMA MACULAR CISTOIDE POS-FACECTOMIA EM PACIENTE COM UVEITE REFRATARIA.

OBJETIVO

Discutir o tratamento e possível profilaxia da reativação da uveíte com edema macular cistóide no pós-operatório de cirurgia de catarata em paciente uveítico.

RELATO DO CASO

As complicações no pós-operatório de catarata do paciente com uveíte ocorrem com mais frequência quando não se administra uma terapia imunossupressora com maior eficácia e segurança. Recentemente, ensaios clínicos multicêntricos têm relatado o seu sucesso com a utilização da triancinolona sub-tenoniana no peri-operatório comparado aos métodos anteriormente, preconizados.
E.F.P.C., 52 anos, masculino, pardo, natural do rio de janeiro, encaminhado para cirurgia de catarata (facoemulsificação) no olho direito, com história de uveíte anterior recorrente. Durante as crises vinha sendo submetido ao tratamento com corticosteroide e midriático tópicos, anti-inflamatório esteroidal e não esteroidal oral sem sucesso em mantê-lo sem reativações. Teve diagnóstico de artrite reativa por Chlamydia trachomatis aos 20 anos de idade acompanhado de uveíte tratada como supracitado. Submetido a cirurgia de catarata em 25/08/2016, sem intercorrências, e reativou a uveíte no pós operatório imediato. Ao terminar a cirurgia foi administrada hidrocortisona 100mg endovenosa e no mesmo dia, iniciou tratamento com colírio de dexametasona e prednisona 60mg/d via oral com retirada gradual. No primeiro dia pós-operatório apresentou reativação da uveíte anterior e mantida a conduta. Evoluiu com baixa acuidade visual persistente e diagnóstico de edema macular cistóide mesmo com a manutenção do tratamento. Devido à falha ao tratamento proposto, optou-se em trocar a modalidade terapêutica de acordo com o estudo de Mora P, et al.¹. Foi realizada a injeção sub-tenoniana de triancinolona e observamos a resolução completa da atividade inflamatória e do edema macular cistóide no período de 12 dias. Em acompanhamento após 1 mês, não houve reativação das manifestações oculares.

CONCLUSÃO

A uveíte e o edema macular cistóide são complicações que quando não tratadas podem gerar sequelas permanentes.
Devido ao resultado satisfatório, neste caso, o uso de triancinolona sub-tenoniana em pacientes com edema macular refratário mostrou-se ser uma opção para evitarmos a reativação e/ou complicação da uveíte pós-operatório de catarata.

1. Mora P, Gonzales S, Ghirardini S, et al. Perioperative prophylaxis to prevent recurrence following cataract surgery in uveitic patients: a two-centre, prospective, randomized trial. Acta Ophthalmol 2016 Sep;94(6):e390-4.

Palavras Chave

Uveíte anterior, Edema macular cistóide, Triancinolona, Complicação pós-operatórias da cirurgia de catarata.

Área

Úveites

Instituições

Centro de Estudos e Pesquisas Oculistas Associados - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

RAFAEL CERQUEIRA ALVES, Francisco Assis Andrade