APRESENTAÇAO BILATERAL E MULTIFORME DA DOENÇA DA ARRANHADURA DO GATO: UM RELATO DE CASO
A doença da arranhadura do gato é uma doença de distribuição mundial, e tem sido associada ao contágio da bactéria Gram-negativa Bartonella henselae. As apresentações oculares ocorrem em 5 -10% das pessoas infectadas, sendo as mais frequentes a síndrome oculoglandular de Parinaud e a neurorretinite (maioria unilateral). Outros quadros oculares podem ser encontrados, entre eles: retinite focal ou multifocal, vitreíte, coroidite, vasculite retiniana, além de oclusões venosas e arteriais como complicações dos quadros vasculares.
Apresentar quadro ocular de doença da arranhadura do gato com comprometimento bilateral e o polimorfismo de manifestações clínicas em ambos os olhos que é inerente dessa doença.
Apresentação de relato de caso.
MLS, feminino, 50 anos, queixa de baixa visual súbita em ambos os olhos. Refere sintomas gripais de início há 03 semanas, acompanhados por linfoadenomegalia cervical à direita e pré-auricular à esquerda. História positiva de arranhadura e mordida por gato há 45 dias. Acuidade visual: Olho direito- 20/40 e Olho esquerdo- 20/80. Presença de edema de disco óptico em ambos os olhos, associado a lesões brancacentas assimétricas em quadrante nasal e pólo posterior do olho esquerdo. A angiofluoresceinografia mostra espectro de lesões distintas em uma mesma doença. Havia edema de disco óptico nos dois olhos com área de oclusão venosa em olho direito. Presença de lesões de retinocoroidite e lesões exclusivamente coroidianas em olho esquerdo. Iniciado tratamento com ciprofloxacino e prednisona em dose anti-inflamatória e solicitado exames de sangue. Após uma semana retorna com melhora do aspecto funcional e anatômico e exames positivos de Bartonella henselae. Realizado tratamento por 03 semanas com reabilitação plena da acuidade visual e campimétrica.
A doença da arranhadura do gato frequentemente é descrita como uma doença benigna e autolimitada. Isso realmente é verdadeiro quando ocorre apenas o complexo primário desta enfermidade. Nos casos em que há migração da bactéria para órgãos-alvo (complexo secundário), esta doença deve ser tratada o mais rápido possível devido ao risco de sequelas visuais.
Doença da arranhadura do gato; bilateralidade; polimorfismo.
Úveites
CLINICA DE OLHOS DA SANTA CASA DE BELO HORIZONTE - Minas Gerais - Brasil
JORDAO SOBREIRA SILVA, WILTON FEITOSA DE ARAUJO, CAROLINA VALLE PEREIRA GUERRA, ANDRE HENRIQUES LIMA DA SILVA