Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UVEÌTES

XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UVEÌTES

LOCAL: Espaço de Eventos Unimed - BELO HORIZONTE /MG | 09 a 11 de Março de 2017

Dados do Trabalho


TÍTULO

MELANOMA DE CORPO CILIAR: RELATO DE CASO

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é relatar um caso sobre melanoma de corpo ciliar e fornecer ao médico oftalmologista ferramentas necessárias para suspeitar e reconhecer a doença.

RELATO DO CASO

Paciente M. J. S, 79 anos de idade, aposentado. Queixa de baixa acuidade visual súbita em olho esquerdo hà 01 um ano. Ao exame apresentava acuidade visual corrigida OD: 20/100, OE: movimentos de mãos. PIO OD: 12mmhg, OE: 25mmhg. Biomicroscopia: OD: olho calmo, córnea transparente, conjuntiva sem alterações, catarata N2, SCP+2. OE: Hiperemia conjutival +2, córnea impreguinada por hifema medindo 3mm, íris apresentando áreas de abaulamento e retração, corectopia, seclusao pupilar, não sendo possível avaliação do cristalino. Exame de ecografia B evidenciou: Múltiplas membranas vítreas de disposição retilínea, levando a descolamento de retina tracional. Presença na parede ocular, de grande lesão de baixa a média reflexibilidade acústica, séssil, que se eleva por cerca de 10,5mm em direção à cavidade vítrea, atingindo e deslocando o cristalino. A lesão possui aproximadamente 9,5mm de diâmetro basal vertical, 12,2mm de diâmetro basal horizontal e de 16,0mm de diâmetro ântero-posterior. Estudo doppler não se identifica escavação coroideana, tampouco atenuação sonora dos tecidos retrolesionais. Estudo doppler não revela vascularização intrínseca maior

CONCLUSÃO

Melanoma do corpo ciliar é raro, sendo relatado em 1 de 10 casos de todos melanoma intraoculares. A maioria se desenvolve a partir de um nevo melanocítico preexistente, e apresenta como principais fatores predisponentes: nevo uveal, melanocitose ocular congênita, xeroderma pigmentoso e síndrome do nevo displásico. Os sintomas relatados são visão embaçada, perda de campo visual e variando de quadros indolores até dor ocular grave. Vaso Sentinela é um sinal precoce, onde é possível identificar um ou mais vasos sanguíneos episclerais dilatados alimentando o tumor metabolicamente ativo. A ultrassonografia tem uma acurácia diagnóstica superior a 95% e útil para distinguir os melanomas dos cistos do corpo ciliar. A taxa de mortalidade global é de aproximadamente 30 à 50% apartir do diagnóstico, dado este que reforça a importância do seu reconhecimento precoce para diminuir o risco de metástase a distância, sua principal causa de mortalidade. Enucleação é a abordagem clássica para os melanomas de corpo ciliar. Em casos selecionados pode ser feito radiação pré-enucleação para reduzir hipoteticamente o risco de disseminação local e hematogênica.

Palavras Chave

Área

Úveites

Instituições

HOSPITAL EVANGELICO - Minas Gerais - Brasil

Autores

RAFAEL BRAGA FREIRE, LORENA ROSA FERREIRA, FRANCESA SA FREIRE, RAFAEL RIBEIRO ASSIS, DOROTHY DANTES