Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UVEÌTES

XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UVEÌTES

LOCAL: Espaço de Eventos Unimed - BELO HORIZONTE /MG | 09 a 11 de Março de 2017

Dados do Trabalho


TÍTULO

HEMORRAGIA SUBRETINIANA EM HERPES ZOSTER OFTALMICO

INTRODUÇÃO

O herpes zoster oftálmico é causado pelo vírus Varicela Zoster, um vírus de DNA da família Herpes-vírus. É um quadro prevalente, que ocorre no mundo todo, atinge principalmente pessoas com mais de 50 anos, e não tem predileção por raça ou sexo. As manifestações oftalmológicas podem variar desde conjuntivite folicular leve até quadros graves de necrose retiniana.

OBJETIVO

Apresentar uma manifestação não usual de comprometimento intra ocular durante quadro de herpes zoster oftálmico.

MATERIAL E MÉTODO

Estudo observacional e prospectivo na forma de relato de caso.

RESULTADOS

ESS, 23 anos, leucodérmico, engenheiro, natural e procedente de Itabirito-MG, queixava–se de dor ocular e olho vemelho à direita com início há dois dias. Ao exame apresenta: AV: OD:20/30 e OE: 20/20, biomicroscopia: OD: reação de câmara anterior ++/++++, pks discretos. OE: sem alterações. Po: 19 e 10 mmHg. Solicitado exames de sangue e iniciado tropicamida tópica e prednisolona tópica. Retorna 03 dias depois com queixa de baixa de visão e metamorfopsia no olho direito. Ao exame observou–se presença de extensa hemorragia subretiniana peripapilar e começou a queixar de dor em face. Solicitado angifluoresceinografia e aguarda resultado de exames. Retorna dois dias depois queixando–se de muita dor em hemiface direita e observa-se a formação de vesículas em região frontal e supecílios. Iniciado tratamento com aciclovir 800mg 5x ao dia e o paciente começou a apresentar melhora do quadro inflamatório ocular e reabsorção da hemorragia. Após 45 dias apresentou melhora do quadro inflamatória e reabsorção quase que completa da hemorragia. Apresentava AV:OD:20/25 e OE:20/20 e queixava-se de diminuição de acuidade campimétrica em olho direito.Fundoscopicamente apresenta palidez setorial do disco óptico e ao campo visual exibe um grande escotoma arqueado.Recebeu alta e faz acompanhamento anualmente.

DISCUSSÃO / CONCLUSÃO

Quadros inflamatórios sempre devem ser avaliados em toda a sua extensão, realizando sempre um bom exame clínico do segmento anterior, posterior e anexos. Inflamações causadas por vírus da família herpes não apresentam predileção por local de acometimento e qualquer parte do tecido ocular é vulnerável à infecção por estes vírus.

Palavras Chave

Herpes Zoster Oftálmico, Hemorragia subretiniana
OBS: Esse trabalho é um relato de caso para ser apresentado na forma de pôster

Área

Úveites

Instituições

Santa Casa De Misericórdia de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

ALINE CARVALHO RIBEIRO, Letícia Moreira Bernardino, Romar Rogério Valory, Wilton Feitosa de Araújo, Rogério Rocha Lacerda