Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UVEÌTES

XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UVEÌTES

LOCAL: Espaço de Eventos Unimed - BELO HORIZONTE /MG | 09 a 11 de Março de 2017

Dados do Trabalho


TÍTULO

RETINITE GRANULAR POR CITALOMEGALOVIRUS EM PACIENTE SOROPOSITIVO PARA O HIV

INTRODUÇÃO

Retinite causada por citalomegalovírus (CMV) é a infecção ocular oportunista mais comum em pacientes com AIDS. Pode apresentar opacificação de retina, hemorragias, exsudatos e necrose com aspecto de granularidade superficial. Isso ocorre quando, normalmente, a contagem de CD4+ < 50.

OBJETIVO

Relatar um caso de retinite por CMV com início de sintomas há cerca de 05 meses.O quadro foi causado pela forma granular ou indolente, que apresenta como característica a evolução lenta e insidiosa, mas extremamente agressiva.

MATERIAL E MÉTODO

Trabalho prospectivo e observacional

RESULTADOS

Masculino, 23 anos, leucodérmico, universitário, queixa-se de miiodopsias em olho direito há cerca de 05 meses e baixa visual há 02 semanas. Nega uso de medicamentos e doenças sistêmicas prévias, exceto quadro de pneumonia há 45 dias, tratada com sucesso através de antibióticos VO. AV: OD:20/200 e OE: 20/20. Biomicroscopia: OD: reação de câmara anterior++/4+, reação vítrea +++/4+. Fundoscopia: OD: Lesões granulares brancacentas coalescentes com áreas de fibrose que se estendem desde o quadrante temporal inferior, passando pelo pólo posterior até o quadrante nasal superior. Po: 14/12 mmHg.Como as lesões eram extremamente grandes com áreas de fibrose extensas e sem nenhuma história clínica para imunodeficiência, foi feito diagnóstico presumível de CMV forma granular. Optamos por internamento hospitalar e ganciclovir IV em dose de indução. Solicitado exames de sangue que acusaram sorologia positiva para o HIV. Conversado com o paciente sobre a alteração sistêmica, ele falou que já sabia e estava tratando, porém parou de tratar há 08 meses devido ao acúmulo de gordura abdominal e que ficou com vergonha de dizer sobre isso na consulta. Feito acompanhamento com infectologista, apresentando melhora substancial do quadro ocular. Após 14 dias de tratamento, foi dada alta e mantido o ganciclovir IV na dose de manutenção. Após 04 meses, suspendeu-se tratamento quando atingiu um CD4 de 250. AV final: OD:20/50 e OE: 20/20. Fundoscopia: OD: Áreas de fibrose com cicatrização extensa e formação de membrana epirretiniana. Realiza acompanhamento ambulatorial 4/4 meses

DISCUSSÃO / CONCLUSÃO

A retinite por CMV, independente da sua forma, ocorre em pacientes com algum grau de imunossupressão. Dentre estas causas estão: infecção pelo HIV, desnutrição, alcoolismo, uso de drogas, síndromes consumptivas e medicamentos. Sempre que diante de um quadro desses, é importante realizar uma boa anamnese e extensa pesquisa clínica para se chegar ao diagnóstico.

Palavras Chave

retinite; citalomegalovírus; HIV; AIDS; imunodepressão.

Área

Úveites

Instituições

Santa Casa de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

EVELIN GONÇALVES SOUZA, Pedro Rezende Henriques, Wilton Feitosa de Araújo, Maíra Lima Acioli, Ana Elisa Loyola Arancibia