Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UVEÌTES

XX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE UVEÌTES

LOCAL: Espaço de Eventos Unimed - BELO HORIZONTE /MG | 09 a 11 de Março de 2017

Dados do Trabalho


TÍTULO

SINDROME DOS MULTIPLOS PONTOS BRANCOS EVANESCENTES (MEWDS)

INTRODUÇÃO

A Síndrome dos múltiplos pontos brancos evanescentes é uma coriorretinopatia multifocal, aguda, em geral unilateral, monofásica e auto-limitada, de etiopatogênese desconhecida possivelmente viral ou auto-imune, que acomete preferencialmente jovens míopes do sexo feminino.
Entre os sintomas destacam-se a fotopsia, invariavelmente presente, borramento da visão, escotomas paracentrais e, por vezes, severo déficit visual.
À oftalmoscopia observam-se pequenas, delicadas e múltiplas lesões paramaculares, brancacentas e profundas – abrangendo retina externa, epitélio pigmentar da retina (EPR) e coriocapilar e alterações maculares de coloração e textura.

OBJETIVO

Relatar um caso de síndrome dos múltiplos pontos brancos evanescentes com suas características clínicas e funcionais , bem como demonstrar a evolução benigna após 06 semanas de acompanhamento

MATERIAL E MÉTODO

Trabalho prospectivo e observacional de algumas semanas

RESULTADOS

SOS, 29 anos, advogada, queixa –se de baixa visual e campimétrica súbita em olho direito com início há 01 dia. Refere quadro gripal com início há uma semana com melhora do quadro nos últimos dias. Em uso de piroxicam 1x ao dia.Nega doenças sistêmicas. Ao exame apresenta: Acuidade visual : OD: 20/70 e OE: 20/20, biomicroscopia sem alterações, fundoscopia: presença de pontos brancos profundos em quadrante nasal e em parte do pólo posterior, diminuição do brilho macular com aspecto granular. Realizado angiofluoresceinografia que mostrou pontos hiperfluorescentes e discreto extravasamento do nervo óptico. À campimetria mostra contração das isópteras periféricas com diminuição do campo visual em olho direito.Solicitado exames de sangue os quais vieram normais.Conversado com a paciente sobre o diagnóstico e prognóstico do quadro e feito acompanhamento quinzenal e ao fim de seis semanas apresentou melhora do quadro ocular do ponto de vista anatômico e funcional, chegando a uma acuidade visual de 20/20 e normalização do campo visual.

DISCUSSÃO / CONCLUSÃO

O MEWDS caracteriza-se por ser uma desordem funcional transitória de fotorreceptores, na maioria das vezes apresenta um pródromo viral seguido pelas manifestações oculares. Pode manifestar-se com baixa visual, mas apresenta como característica a baixa campimétrica e alteração eletrorretinográfica. Apresenta como característica a granulosidade da mácula com alteração anatômica. Invariavelmente evolui bem e tem excelente prognóstico, ou seja fazemos o diagnóstico para não tratar, mas sempre acompanhando de perto.

Palavras Chave

SINDROME. MEWDS


OBS: TRABALHO PARA SER APRESENTADO COMO PÔSTER

Área

Úveites

Instituições

Clinica de Olhos da Santa Casa de Misericordia de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

LORENA FIGUEROA BRAGA, ANA CAROLINA CANÊDO DOMINGOS LIMA , RAFAEL SANTOS COSTA , ROGÉRIO ROCHA LACERDA , WILTON FEITOSA ARAÚJO